quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Lanche Bonitinho!

Olá, pessoal!

Estou felicíssima com o tratamento que estou recebendo no pré natal. Meu maior medo era engravidar sem um plano de saúde e não ter um atendimento adequado, mas preciso dizer que estou sendo muitíssimo bem tratada e acompanhada. Hoje tive minha primeira consulta no Centro de Controle da Diabetes, vou contar para vocês como foi:

Tive nova consulta com o meu obstetra e ele me explicou que eu não tenho diabetes e possivelmente nem vá desenvolver, mas que ele preferiu me levar para o centro, pois quer me acompanhar de perto - lá as consultas são semanais. Ele explicou que estou no limite entre uma glicemia normal e a faixa de transição de diabetes. O medo dele é que após a vigésima semana de gestação minha glicemia aumente mais, o que é bem comum, e, como já estou no limite, ela não quer deixar para monitorar só se elevar muito, quer controlar desde já. Falou que o meu caso é de prevenção e que a equipe é muito boa e eu iria adorar - o que de fato aconteceu.

Cheguei lá e fiz minha ficha, depois a enfermeira nos chamou para fazer a primeira medição da glicemia - em jejum. A minha deu 82, o que é ótimo, já que o limite é 99. Dai ela me falou para ir almoçar e marcar certinho o horário que começasse a comer. Depois de 1 hora eu voltei para medir novamente a glicemia. Dessa vez deu 90 e ela falou que está excelente, pois o limite após o almoço é de 120.

Depois disso participei de uma dinâmica com o Dr. Adriano que é fisioterapeuta e educador físico. Em seguida a psicologa desceu e deu uma pequena palestra sobre diabetes: o que é, os sintomas, causas, e consequências. Enquanto ela dava a palestra o Dr. Adriano chamava as novatas - incluindo eu - para uma entrevista individual e uma avaliação física.

Em seguida o endócrino me chamou, fez uma série de perguntas, preencheu uma ficha extensa, analisou os meus exames todos e pediu mais uma bateria de exames novos. Me explicou porque estava pedindo os exames e que depois de avaliá-los iria ver se eu iria precisar, ou não , de medicação. Depois me encaminhou para a nutricionista.

A Dra. Bruna - eu a amei, linda, muito querida - me fez mil perguntas sobre minha alimentação, examinou os meus exames, mediu, pesou e anotou tudo numa planilha dela, depois falou que ia me encaminhar - por e-mail se eu tivesse - um plano nutricional específico para minha idade / peso / altura / estágio de gravidez e análise dos exames. Pediu para eu anotar TUDO, mas tudo mesmo o que eu comer e os horários num caderninho e levar para ela na próxima consulta. Quando cheguei em casa o meu plano nutricional já estava no meu e-mail. Depois disso ela me encaminhou para a Dra. Juliana, que é fisoterapeuta.

Ela analisou a minha avaliação física e a entrevista e me passou os exercícios que vou fazer:
Caminhadas diárias de 45 minutos (nem mais, nem menos) e alguns exercícios de alongamento.
Fez algumas recomendações, deu dicas, esclareceu dúvidas e foi uma querida!

Nas próximas semanas terei os exames e novas consultas, mas já tenho minha dieta e minhas caminhadas.
É muito legal quando você tem um acompanhamento, pois tem a oportunidade de fazer tudo direitinho.
Eu não sei como é em outros lugares, mas aqui em São Paulo, qualquer pessoa pode marcar a consulta com o clínico geral nas UB´S e explicar que quer fazer um acompanhamento nutricional, que o médico encaminha para as AMA´s de especialidades. Muitas vezes por falta de informação ou tempo a gente perde a chance de fazer a coisa certa. Antes de engravidar eu nunca tinha ido ao posto de saúde (UBS), pois achava que não conseguiria consultas, que seria tudo complicado e descobri um pessoal muito bacana, que te orienta e encaminha certinho para onde a gente precisa. Não custa nada tentar! 

Para ser sincera, nunca fui tão bem tratada enquanto pagava absurdos em plano de saúde. Tenho feito todos os meus exames, agendados, tudo certinho, com médicos bons e tudo pertinho. Bem diferente do que eu imaginava.

Fica a dica pessoal!
É um direito nosso e temos que usar, cobrar, fiscalizar e melhorar!

Beijos todos!


5 comentários:

  1. Olá querida, de fato quando se fala em posto de saúde muitas pessoas ficam com o pé atrás. Mas de uns bons anos pra cá muita coisa mudou para nosso benefício porém depende da prefeitura. Aqui na minha cidade era uma calamidade o SUS, depois que entrou a atual prefeita (pelo menos até dia 7) ela ficou por 8 anos e deixou as unidades do sus com aparência e tratamento de particular. Mas é isso ai, cuide da alimentação por que a pior coisa que existe é engordar demais na gravidez. Digo isso por que tive 4 gestações e em uma delas engordava 3 kg por semana rsrsr o médico ficava doidinho comigo!
    Bejos flor, se cuida!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lu! Agora estou me cuidando certinho... senão estou ferrada na próxima consulta. Infelizmente nem todo mundo consegue um bom atendimento público, mas nós temos que cobrar, insistir e fazer a coisa melhorar... é um direito nosso e a gente muitas vezes não cobra, não fiscaliza, não denuncia e isso precisa mudar!

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Re, cuidar bem de você e do bebê, isso é muito importante. Continue com a alimentação equilibrada e dará tudo certo.
    Um beijo enorme

    Chelly.
    http://emagrecerepossivel-chelly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chelly mas não é a Rê que tá grávida, sou eu a Dri... hehehehe! Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  4. Oie!
    Faz tempo que não venho aqui...
    Parabéns de novo pelo bebê! ^ ^
    Continue com essa alimentação exemplar e as atividades físicas que depois recuperará o corpinho rapidinho ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir