quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Cinco Anos!


2012 foi o ano que, Renata e eu, atingimos o nosso objetivo. A minha ideia era chegar aos 56 kg em maio. Em fevereiro de 2012 estava com 55,4 kg. Chegamos onde queríamos e fomos além. Nesse período, algumas pessoas passaram por aqui e acabaram ficando pelo caminho, mas nós duas, continuamos firmes e fortes.


A tão sonhada foto do antes e depois, finalmente pode ser postada. Estávamos radiantes com os resultados.


Em março, do mesmo ano, fizemos nossa primeira corrida: os 5 km, da Meia Maratona de São Paulo, que percorri em 40 minutos. Foi uma bela comemoração dos meus 40 anos.


Aquela medalha significou muito para nós. Ela era a prova de que nós havíamos vencido a batalha e que esse blog tinha cumprido o seu objetivo. Nós tínhamos muito o que comemorar, e comemoramos.




No final de agosto, daquele ano, descobri que estava grávida. Ter passado o período de gravidez aqui, no blog, com a nutrição e os exercícios em dia, foi essencial para ter conseguido ter uma gestação tranquila e muito saudável. Durante os nove meses engordei apenas 7 kg. Na verdade, segundo os médicos, eu não engordei um único grama. Ao final da gravidez eram 3,350 kg do bebê, 2 kg de placenta e o restante de líquido amniótico. No dia em que o Tomás completou uma semana eu estava novamente pesando 56 kg.


Durante esse tempo, Renata e eu, conseguimos manter o blog, as dietas e os exercícios. Mas, quando saí com o meu pacotinho da maternidade, as dificuldades começaram a surgir. Tomás mamava a cada hora e meia no primeiro mês, além das cólicas e afins que duraram até o terceiro mês. Isso significa que: durante os três primeiros meses, pós parto, eu simplesmente não dormi. Sem família para nos apoiar aqui, em 15 dias o Diego, meu esposo,  já havia voltado à rotina no trabalho e eu estava só com o meu bebê. Para compensar a privação de sono, comecei a comer compulsivamente durante as madrugadas. Muitas vezes fazia algum bolo ou cuca, durante a tarde, que seria para o café da manhã, mas quando o dia amanhecia a forma já estava vazia.

Cinco meses depois eu já estava pesando 62 kg novamente. E as dificuldades não pararam de surgir.
Quando Tomás fez quatro meses, e voltei a dormir um pouco melhor, resolvi voltar a caminhar. Para fazer isso eu precisava acordar muito cedo, antes que o Diego fosse para o trabalho, pois não tinha com quem deixá-lo. Isso durou algum tempo, mas eu não aguentei muito. Muitas noites não dormia bem ou estava exausta, dos afazeres todos com a casa e o bebê, e simplesmente fui deixando de ir um dia aqui, outro ali, até que parei totalmente. Não emagreci, mas durante os três anos seguintes consegui ao menos me manter abaixo de 62 kg. Tentava voltar a caminhar e esporadicamente testava alguma dieta nova, mas sempre desistia Não estava feliz com o peso, mas pelo menos não estava engordando ainda mais.

Outubro de 2017. Essa é a minha realidade: 65,8 kg. Acabei de me pesar e de tirar essa foto. O meu último ano foi simplesmente ladeira abaixo. Há 3 anos faço terapia. Tenho transtorno de ansiedade há muitos anos. Em janeiro desse ano minha terapeuta me avisou: "nós conseguimos chegar bem fundo na terapia e eu preciso te avisar uma coisa: sua ansiedade agora vai piorar muito, antes de melhorar". Ela também me alertou que eu deveria voltar a praticar exercícios, controlar melhor a minha alimentação, pois a ansiedade só piora dependendo do que se come. 

De um ano para cá eu engordei mais 4 kg. E todas aqueles problemas de saúde retornaram. Foram inúmeras tentativas de voltar à reeducação alimentar e aos exercícios. Cheguei emagrecer alguns quilos, mas logo voltava aos 65 de novo. E quanto mais engordava, mais ansiosa ficava e mais comia. Eu evitava sequer falar desse assunto com a minha amiga Renata. Via suas fotos de corrida, suas postagens sobre alimentação, ficava feliz por ela e envergonhada de estar falhando comigo mesma. Nós nos falávamos frequentemente, mas nunca falava com ela sobre meu peso ou a minha ansiedade.


No começo desse mês, olhando num outro blog que eu tinha, descobri, mexendo numa setinha, que esse blog ainda estava ativo.  Estava desativado, mas tudo estava preservado. Então a Renata apareceu online, no mesmo instante, e resolvi falar com ela sobre tudo: sobre o blog ainda existir, sobre meu peso, meus dramas, as tentativas e fracassos.

Quando começamos esse blog, em 2011, o nosso lema era: "Não solta da minha mão!" E quando finalmente desabafei com a minha amiga, descobri que ela também estava vivendo seus dramas - que ela vai contar aqui em breve - e que ela continuava lá, de mão estendida, esperando por mim.



Esse post é sobre isso: sobre não soltar da mão dela. É sobre uma parceria que deu muito certo. E só deu certo porque estávamos juntas. Porque tínhamos esse blog e o propósito de nos apoiar uma na outra. Juntas em todo o processo e depois dele. Reler o blog me fez perceber o quanto ele foi importante para que nós atingíssemos nossa meta. E não tenho medo de dizer, hoje, que sem essa parceria jamais teríamos conseguido. É por isso, que esse post é também para dizer que estamos de volta. Com objetivos diferentes, com pensamentos diferentes, mas com a mesma vontade e determinação daquele novembro de 2011.

Espero continuarmos tendo apoio de todos que aqui passaram nos trazendo força e coragem.

A batalha continua!

Adriana - 45 anos
Peso atual: 65,8 kg
Objetivo: 59 kg até abril de 2018.

Torçam por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário