sábado, 22 de dezembro de 2012

Sobrinhas no comando!!!


Nossa, quase um mês que não posto! Mas, desta vez, foi por não poder mesmo. Na verdade ainda não estou podendo, quem está atualizando o blog neste momento é a minha sobrinha Camila, enquanto eu dito, ela vai digitando. Arrumei uma boa assistente... rs.

Desde o dia 5 de dezembro, comecei a sentir dores fortes no pescoço que foram se irradiando para o ombro e braço esquerdo. Fui ao plantão médico, e fui recomendada a fazer um tratamento com remédio e compressa de água quente para relaxar os músculos, que provavelmente estavam tensionados. Desde então, não tenho conseguido usar o lado esquerdo do braço.  Nem mesmo para fazer coisas do cotidiano, como lavar e pentear o cabelo, sem sentir dor.

Como moro sozinha em Curitiba, acabei vindo para a casa dos meus pais, além de eles me ajudarem a fazer as coisas, aqui além do carinho da mamãe e do papai, tem também a comida gostosa e saudável da mamãe.

Durante esses dias, fiz as compressas de água quente (comprei uma bolsa de água quente em forma de porquinho, não é uma graçinha?) e continuei tomando o medicamento recomendado pelo plantonista que eu havia ido, porém, a dor permaneceu.
 
 
 
 
Para não ficar totalmente parada, durante dois dias fui caminhar com o meu pai (além do meu pai também precisar caminhar, aproveitei para curtir a companhia dele, nestes dias andei relendo o livro da Dri, o qual me fez dar mais valor aos momentos com ele, enquanto ainda posso desfrutar da sua companhia).
 

Nos demais dias além de eu não me exercitar, estava de “chico”, morrendo de vontade de devorar tudo o que vinha pela frente, principalmente doces. Mas resisti bravamente a chocolates e refrigerantes, conseguindo seguir o desafio que tinha me proposto de evitar estas coisas, bem como bebida alcóolica (tomando remédio daí que eu não posso mesmo).


Um pouco antes de vir para a casa dos meus pais, estava também buscando um tratamento odontológico, por sentir também muita dor na mandíbula. Segundo os profissionais que consultei a dor no ombro e braço poderia estar diretamente relacionada á dor mandibular (o que eles chamam de D.T.M – Disfunção da Articulação Temporomandibular) e que provavelmente teria que operar. Então, além de estar no ciclo-menstrual, sem poder me exercitar, fiquei apavorada por ter que me submeter a uma cirurgia tão delicada e agressiva (cirurgia ortognática). Claro que descontei tudo na comida!!!

Aproveitei que estava na cidade onde me criei e fui consultar meu ortodontista que me acompanhou dos 9 aos 22 anos, para saber a opinião dele quanto ao meu problema mandibular, e saí de lá, bem mais aliviada pois ele me explicou que no meu caso não adiantaria operar, sem mudar os hábitos posturais da musculatura (língua), a cirurgia faria aliviar a dor mais rápido, mas que eu teria que fazer um tratamento de qualquer maneira. Poderia fazer o tratamento acompanhado com o uso de aparelho, sem fazer a cirurgia, que teria o mesmo resultado, porém, seria mais trabalhoso e mais demorado, mas menos agressivo e com menos efeitos colaterais do que uma cirurgia. Usou como exemplo, o caso de quem procura fazer uma cirurgia bariátrica para resolver o problema da obesidade, ao invés de levar mais tempo para emagrecer, mudando os hábitos alimentares e com uma rotinha de exercícios. FOI O SUFICIENTE PARA ME CONVENCER A NÃO OPERAR E QUERER USAR APARELHO.

Nunca fiquei tão feliz em saber que voltaria a  usar isto aí do lado (foto retirada da internet).

O Dr. Tanaka (o ortodontista que fui) falou que as dores no ombro e pescoço aliviariam com o uso do aparelho, mas, se a dor fosse muita, era melhor procurar um especialista. Foi o que eu fiz, mesmo sendo quase recesso de natal, consegui marcar com um especialista de cotovelo e ombro. Expliquei todo o meu problema e informei os remédios que estava tomando até então e o diagnóstico foi certeiro, estou com hérnia de disco na cervical, podendo ter sido causada por stress e tendo direta ligação mesmo com o problema mandibular. Receitou corticoides, o uso de um colar de espuma por alguns dias e sessões de fisioterapia para aliviar a dor. Evitar usar ambos os braços tanto para digitar, tanto para escrever e não ficar muito tempo vendo televisão, pois contrai muito o pescoço. Por ser fim do ano, não consegui marcar horário com o fisioterapeuta, mas hoje tomarei a última injeção de corticoide, a dor está bem menor.


Diante disto tudo, fica meio óbvio que não correrei a São Silvestre, estou bem chateada com isto, como também por ter tirado estes dias para estudar e não estar conseguindo como eu gostaria e deveria, por não poder escrever e ficar muito tempo na mesmo posição. Mas, acho que devo dar graças a Deus por poder ter com quem contar nestas horas que ficamos tão dependentes de outras pessoas.


 
Após ter passado a preocupação de ter que fazer uma cirurgia e o período menstrual, consegui voltar a controlar a alimentação, já vendo o resultado na balança, já estou quase com o peso que estava antes de viajar para a Europa e estou com 95 centímetros de cintura.


 

Também estou bem feliz por estar perto da minha família e se tudo der certo encontrarei com a Dri aqui em Londrina (cidade onde moram meus pais e a família do marido dela).  Vou poder conhecer nosso Bebê, que será um lindo meninão.


UM BEIJO E TENHAM TODOS UM FELIZ NATAL.
TIA RÊ (via Camila Dias Paiva, a sobrinha)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Feliz aniversário!!!

Oie, pessoal, nosso bloguezinho está fazendo seu primeiro ano!!!

Eu e Dri, estamos em festa!!! Creio que temos muuuuuito que comemorar. Neste ano que passou, comecei o blog como mais uma tentativa de emagrecimento dentre inúmeras que já tive. Em novembro de 2.011 estava obesa, sedentária e com a auto-estima lá embaixo. Não tinha vontade de me olhar no espelho, muito menos em foto. Estava com exatos 89,6 kg!!!




Com a ajuda do blog e de muitas pessoas próximas, mudança de alimentação, exercícios diários, amizades virtuais, apoio da família e principalmente com o apoio da Dri, consegui eliminar mais de 17 kilos, chegando ao peso mínimo neste 1 ano, de menos de 72 quilos.


Neste ano, conheci os Amigos da Corrida de Curitiba, que só veio a contribuir com meu projeto de emagrecimento e pegar gosto pela corrida. Tinha combinado de correr 5 km na Meia Maratona de Sampa com a Dri, mas quando me propus a fazer isto, não conseguia nem correr 15 minutos sem intercalar com a caminhada. Sem a ajuda dos Amigos da Corrida, com as dicas e as companhias que me fizeram nos treinos, acho que eu não daria conta nem dos 5 km direto.


Sem dúvida alguma, foi um dos dias mais emocionantes da minha vida!!!



A minha meta final desde que começamos o blog, era me manter na faixa dos 60 kilos, mas com a porcentagem de massa magra que possuía ( 57 kilos...por aí) e ainda com a chance de ganhar mais, com a prática de musculação, percebi que apesar de medir 1,60 m, não seria o ideal para o meu porte físico, então, tinha decidido que a meta seria entrar no vestido de quando me formei em fevereiro de 2.005. Iria me importar mais com as medidas e roupas, do que com o peso que aparecia na balança.

Confesso que mesmo ainda querendo emagrecer mais, já estava muito satisfeita ao me olhar nas fotos:





Em maio, realizei um dos grandes sonhos da minha vida: conhecer a Europa!!! Passei quase um mês fora, foi espetacular! Mas saindo da rotina e diante de tantas novidades não consegui manter a alimentação equilibrada e durante a viagem, voltei com a maior parte dos hábitos ruins: me esbaldai em sorvetes, chocolates, bebidas e comer sem estar com fome.

O resultado não poderia ser diferente, recuperei boa parte do peso perdido. E mesmo depois voltando das férias, foi bem difícil retomar a vida saudável. Cheguei a pesar 87 quilos.



Mas depois de ter sentido o gostinho bom dos novos hábitos, não há como ficar satisfeita assim. Mesmo com muuuita dificuldade e com o apoio das pessoas queridas que me cercam, como minha família, os Amigos da Corrida, meu namorado (que também está participando das corridas), minhas companheiras de academia, estou conseguindo novamente focar nos objetivos iniciais deste blog: ter uma vida saudável, conseqüentemente, ficando BELA NA FOTO. Esta foto aqui foi tirada em uma viagem que fiz no feriado de Finados, em Natal, ali consegui mesmo provando uma coisinha ou outra da culinária local e provando os doces regionais, consegui muitas vezes dizer não a diversas coisas que sei que prejudica o meu emagrecimento, e mesmo estando entre amigos que bebiam, ingeri bebida alcóolica apenas uma vez durante a viagem.

Percebi que mesmo mudando os hábitos, minha cabeça ainda não mudou, tenho que sempre estar em alerta, me controlando, principalmente, mantendo uma rotina de alimentação equilibrada e exercícios físicos. Estou tentando seguir os treinos de uma assessoria de Corrida, voltando a acordar cedo para correr e evitando sair nos finais de semana para no domingo, madrugar para participar das Corridas de Rua.

Foto tirada neste último domingo, dia 25 de novembro, Corrida do Sesc. Eu aumentei bastante meu tempo nas corridas, mas estou feliz demais de estar conseguindo correr mais de 5 km seguidos novamente.


Neste dia 25, pela manhã, foi assim que a balança me mostrou que eu estava no caminho certo, peso diminuindo novamente:


Por conta de estar com outros projetos pessoais (voltei a estudar), não estou com mais tanto tempo para poder postar sempre aqui e também para seguir corretamente um treino de musculação, o que acaba também refletindo na balança baixar mais rápido, mas vejo pelas fotos que quando eu estava com este mesmo peso, aparentava mais magra nas fotos, então, na medida do possível, vou dar um jeito de conciliar tudo que tenho para fazer: trabalhar, cuidar da casa, da minha alimentação, estudar, correr, aulas de dança da academia e musculação.

Também fico com receio de pegar pesado pelo fato de ter pinos no tornozelo. Esta radiografia foi tirada em maio deste ano, quando tive que ficar alguns dias de molho, por conta de uma tendinite.




Eu me inscrevi para a Corrida de São Silvestre, um sonho distante que eu e a Dri compartilhavamos. Pela rotina de estudos e por algumas vezes meu tornozelo doer um pouco, não vou poder me preparar para a prova como gostaria. Mas no dia 31 de dezembro, mesmo se for parte caminhando, parte correndo, estarei lá em São Paulo fechando o ano com chave de ouro. Desta vez, por conta do nosso bebê (o bebê é da Dri, mas considero já como tia dele, viu?!) a Dri estará na platéia, mas tenho certeza que um dia ainda faremos juntas esta prova.


De todo coração, obrigada a cada um de vocês pelo apoio durante este período de tempo.


Um grande beijo,















segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Um ano de Blog!!!

Olá Pessoal!
UM ANO DE BLOG!

Muita coisa aconteceu nesse ano e para celebrar uma retrospectiva...

Tudo começou assim:
Há um ano estava com 65,5 e 87 cm  de cintura, angustiada com a minha situação.
Junto com a Renatinha me propus a criar o blog e me empenhar na dieta e nos exercícios.
Minha meta era chegar aos 55 kgs em maio de 2012.

Foram muitos chás, chias, aveias, linhaças, porções de alimentos saudáveis de 3 em 3 horas e muita, muita caminhada e depois corridas...

Em dezembro já estava na metade do caminho, tinha perdido 5 quilos... Mas a tarefa estava apenas começando, perder os outros 5 quilos era a parte mais difícil...

Corremos muito de baixo de chuva, desanimamos, sofremos lesões, empacamos, mas tudo foi compensador... Lemos tudo o que podíamos de informações úteis, experimentamos todas as dicas de alimentos que aceleram o metabolismo. Paramos de tomar refrigerante, de comer doces... nos reeducamos!

Em Janeiro de 2012, meu primeiro antes e depois!




Vencemos todas as tentações, dissemos muitos nãos, enfrentamos todos os obstáculos... corremos muito... muito! Em fevereiro de 2012, consegui correr 15 km pela primeira vez!

Nossas roupas começaram a ficar largas e o nosso sorriso também!

Nossas vitórias, pequenas metas alcançadas... nos davam o combustível:

U-hullll meta do aniversário alcançada!
O objetivo a curto prazo era estar na casa dos 56 no dia do meu aniversário!

Peso em 26/11/2011: 65,5kgs
Peso em 16/02/2012: 56,8kgs
Cintura Incial: 88 cm
Cintura Atual: 73 cm

Próxima meta: estar com exatos 56kgs no dia da nossa corrida que é 03/03/2012!

Enfrentamos o calor, o cansaço, a preguiça... andamos de bicicleta, foram muitos quilômetros à pé para o trabalho...

Em Março, nossa primeira corrida:







Em abril... as metas todas atingidas:





Agora viria a parte mais difícil: MANTER O PESO!!!

Comecei a trabalhar em um lugar longe de casa e passei a ter muita dificuldade para continuar os exercícios, a dieta... Ia trabalhar de carro, chegava tarde e desanimada em casa. A alimentação oferecida era toda errada... passei raiva, muita raiva e voltei a ganhar peso, mas não desisti... continuei firme na batalha!

Em junho de 2012, escrevi:
Dá raiva!
Perder mais de 50 minutos congestionada no trânsito em volta do parque...
Tão perto de casa e tão longe ao mesmo tempo...
Querendo tanto estar lá... do lado de dentro daquela cerca verde e estar presa dentro do carro passando raiva!

Tem sido assim: chegando em casa de noite sem poder correr livre, leve e solta...
Mesmo assim... persisto!

A quem possa interessar tô tentando manter a dieta em dia. 
Estacionada nos 56,5 kgs...

Eu juro que vou sobreviver a este inverno...
Inverno que amo e odeio!


A coisa ficou FRÓIDS para mim e para a Rê... mas não soltamos jamais as nossas mãos:


Em Julho estava pesando 57,5 kgs... estava chateada por ter aumentado um pouco o peso, mas esperançosa pois estávamos em pleno inverno... sabia que quando o verão chegasse teria mais pique...

Em agosto, uma grande novidade:


Descobri que estou grávida e com a gravidez o desejo de recomeçar... de fazer tudo direitinho para o meu bebê nascer saudável!

Peso inicial: 58,5 kgs
Data: 27/08/2012
Tempo de gestação: 5 semanas e 2 dias

Último Peso:
Peso Atual: 60,9 kgs
Data: 24/11/2012
Tempo de Gestação: Estou oficialmente entrando no quinto mês hoje!

Desde que me descobri grávida estou seguindo todas as recomendações da nutricionista, do preparador físico lá da clínica e do meu obstetra... o Resultado tem sido super positivo. Estou com 5 meses de gravidez e pesando 60,9 kgs. Nos últimos 40 dias não engordei nada, NADINHA!!! E tenho recebido elogios da equipe médica. A minha meta é engordar, no máximo, uns 4 kgs até o final da gravidez. Se conseguir, EU, a mamãe não terei engordado NADA, só o bebê, água, placenta...

Depois que o bebê nascer, vou precisar, mais do que nunca do apoio do blog para voltar definitivamente aos 55 kgs!

Como vocês viram em um ano muita coisa aconteceu, todas elas foram muito positivas para mim. Cresci muito com as orientações todas que recebi dentro e fora do blog. Estreitei a minha amizade com a Renatinha. Sei que hoje somos mais que amigas, somos irmãs por escolha!

Espero que o blog possa ter ajudado, de alguma forma, a todos que aqui entraram, leram, comentaram, fizeram parte ou apenas passaram...

Eu e a Rê continuaremos juntas no próximo ano... espero que vocês também estejam conosco!

Um beijo grande da Dri e do meu Bebê!


sábado, 24 de novembro de 2012

Grávida e Atenta!

Olá Pessoal!

Demorei, mas voltei!
Essa semana o blog faz 1 ano e queremos fazer algo bem especial.
Eu e a Rê estamos pensando numa postagem bem legal!

Quero pedir desculpas pelo meu sumiço também, passei dias bem turbulentos com os enjoos.
Na minha primeira gravidez não senti nada, achei que nessa também não sentiria, mas foram dois meses bem chatinhos. Depois que o enjoo foi melhorando o meu estômago começou a ficar super inchado. Não podia comer nada depois das 15:00 que ficava parecendo a grávida de Taubaté. Felizmente descobri o que era e comecei a fazer uns exercícios milagrosos que me devolveram a alegria de viver.

Ter um bebê aos quarenta anos não é nenhum bicho de sete cabeças, mas tem as suas particularidades. O nosso corpo já não é de uma menina de vinte anos e percebo que sinto muito mais cansaço que na primeira vez. Tem dias que é um sacrifício fazer uma caminhadinha leve de 30 minutos, mas tenho sido uma vencedora.

O acompanhamento da equipe médica, tem sido espetacular. Ontem tive consulta e recebi altos elogios tanto da nutricionista quanto do educador físico e do obstetra. Pois é pessoal em 39 dias não engordei nada, NADINHAAAAAA! É claro que os enjoos colaboraram um pouco para isso, mas eu não deixei de me alimentar direitinho. Uma coisa ótima que a gravidez fez foi que não posso nem ver na frente refrigerantes, doces ou frituras.... peguei pavor disso tudo, até a ruffles que era minha tentação, não posso nem ver na frente. E mesmo depois que os enjoos passaram continuo sem a menor vontade de comer nada disso.

Tenho seguido certinho as orientações da nutricionista, faço em média três porções de frutas e saladas e pasmem! Eu estou tomando muita, mas muita água mesmo. É que talvez eu não tenha dito antes, mas eu não gostava nada de beber água. Tomava uns goles por dia e olhe lá. Sentia um gosto estranho na boca e agora estou amando tomar água. Aliás a bebida que estou mais gostando.

Acho que esse bebê será bem natureba, pois não gosta de nada pesado!

Eu continuo com as caminhadas diária, em média faço uns 45 minutos. Parei de andar de bicicleta, porque o médico proibiu. Disse que o risco de queda ou descolar a placenta é grande e eu não quero que nada de ruim aconteça com o meu bebê. Renovei minha carteirinha do SESC e estou querendo me matricular na hidroginástica.

Agora que os enjoos se foram estou bem mais animada, mais ativa, fazendo mais atividades ao ar livre.
Ontem mesmo voltei um bom pedaço à pé para casa, andei mais de 1 hora e meia e me senti bem disposta.

O resultado vocês podem conferir abaixo:
O peso está bem dentro do programado (só o bebê está crescendo e engordando, não a mamãe),
Ainda estou entrando na minha calça jeans (o quadril não aumentou nadinha, só a barriga mesmo),
E estou me sentindo ótima!

Peso inicial: 58,5 kgs
Data: 27/08/2012
Tempo de gestação: 5 semanas e 2 dias

Peso Atual: 60,9 kgs
Data: 24/11/2012
Tempo de Gestação: Estou oficialmente entrando no quinto mês hoje!

E se pensar que comecei no blog pesando mais de 5 kg a mais do que estou pesando hoje, no quinto mês de gravidez, significa que estou indo bem, não?




Um grande beijo,
Continuem nos acompanhando!

Dri & Bebê!


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Desafios pessoais

Olá, pessoal, mais uma vez começo o post me desculpando pelo sumiço. Desta vez a culpa não é nem das viagens, mas sim porque voltei a estudar, daí o tempo que sobra entre trabalho, exercícios, estou estudando. Mas prometo dar uma passadinha aqui com mais frequência.


Finalmente estou conseguindo seguir bem a reeducação alimentar, como também venho me exercitando diariamente. O resultado está aparecendo, olha a dona balança voltando a sorrir para mim, falta menos de um quilo, para eu sair novamente do índice de obesidade.


O final do ano está chegando, e estou tentando aproveitar a motivação do verão para participar de desafios. No meu trabalho criei um bem legal para ver quem pede mais peso proporcional a massa de cada um, durante um mês. Também estou fazendo parte de um desafio com as meninas de um grupo de emagrecimento do face, de cortar álcool nos finais de semana. Como desafio pessoal, pretendo ficar até o final do ano sem nenhum tipo de álcool e refrigerante. Estou firme....torçam para eu conseguir.

Saudade de vocês.


Beijão




terça-feira, 16 de outubro de 2012

Na Ativa

Olá!

Vim contar para vocês as novidades.
Estou fazendo bonitinha as minhas caminhadas, comendo direitinho e estou até mais disposta...

Hoje fiz uma ultra-som e provavelmente teremos uma mocinha em casa logo mais... O médico disse que o palpite é de 70%. A próxima ultra-som será dia 18/12 e ai terei 100% de certeza.

Tá tudo direitinho com o bebê, mas por causa da minha idade "avançada" - é o que colocam na minha ficha - tenho que fazer uma infinidade de exames. Acho que nessas 13 semanas já tiraram uns 2lts de sangue e de xixi meu... Hoje fiz uns 5 tipos de exames diferentes: urina, sangue, medidas do bebêzinho... Tudo dentro do normal, mas mesmo assim me pediram mais exames... Amanhã vou fazer um exame oftalmológico e semana que vem mais exames...

No final de semana aproveitei para andar de bicicleta e foi muito legal! Quero fazer isso mais vezes, agora que os riscos do primeiro trimestre diminuíram. Está tudo caminhando bem e hoje recebi elogios porque não engordei nadinha essa semana. O médico disse que se continuar assim vou ganhar medalha no final da gravidez.



Peso Inicial: 58,5kg - com 5 semanas e dois dias de gestação - 1 mês e 9 dias
Peso Atual: 61 kg
Tempo de gestação atual: 12 semanas e 6 dias - 3 meses e 6 dias
Data: 16/10/2012
Levando em conta o peso do bebê, placenta, líquido anmiótico, volume dos seios e de sangue, euzinha - Adriana - não engordei nadinha nesses dois meses segundo o médico.
Mereço os parabéns, não?



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Lanche Bonitinho!

Olá, pessoal!

Estou felicíssima com o tratamento que estou recebendo no pré natal. Meu maior medo era engravidar sem um plano de saúde e não ter um atendimento adequado, mas preciso dizer que estou sendo muitíssimo bem tratada e acompanhada. Hoje tive minha primeira consulta no Centro de Controle da Diabetes, vou contar para vocês como foi:

Tive nova consulta com o meu obstetra e ele me explicou que eu não tenho diabetes e possivelmente nem vá desenvolver, mas que ele preferiu me levar para o centro, pois quer me acompanhar de perto - lá as consultas são semanais. Ele explicou que estou no limite entre uma glicemia normal e a faixa de transição de diabetes. O medo dele é que após a vigésima semana de gestação minha glicemia aumente mais, o que é bem comum, e, como já estou no limite, ela não quer deixar para monitorar só se elevar muito, quer controlar desde já. Falou que o meu caso é de prevenção e que a equipe é muito boa e eu iria adorar - o que de fato aconteceu.

Cheguei lá e fiz minha ficha, depois a enfermeira nos chamou para fazer a primeira medição da glicemia - em jejum. A minha deu 82, o que é ótimo, já que o limite é 99. Dai ela me falou para ir almoçar e marcar certinho o horário que começasse a comer. Depois de 1 hora eu voltei para medir novamente a glicemia. Dessa vez deu 90 e ela falou que está excelente, pois o limite após o almoço é de 120.

Depois disso participei de uma dinâmica com o Dr. Adriano que é fisioterapeuta e educador físico. Em seguida a psicologa desceu e deu uma pequena palestra sobre diabetes: o que é, os sintomas, causas, e consequências. Enquanto ela dava a palestra o Dr. Adriano chamava as novatas - incluindo eu - para uma entrevista individual e uma avaliação física.

Em seguida o endócrino me chamou, fez uma série de perguntas, preencheu uma ficha extensa, analisou os meus exames todos e pediu mais uma bateria de exames novos. Me explicou porque estava pedindo os exames e que depois de avaliá-los iria ver se eu iria precisar, ou não , de medicação. Depois me encaminhou para a nutricionista.

A Dra. Bruna - eu a amei, linda, muito querida - me fez mil perguntas sobre minha alimentação, examinou os meus exames, mediu, pesou e anotou tudo numa planilha dela, depois falou que ia me encaminhar - por e-mail se eu tivesse - um plano nutricional específico para minha idade / peso / altura / estágio de gravidez e análise dos exames. Pediu para eu anotar TUDO, mas tudo mesmo o que eu comer e os horários num caderninho e levar para ela na próxima consulta. Quando cheguei em casa o meu plano nutricional já estava no meu e-mail. Depois disso ela me encaminhou para a Dra. Juliana, que é fisoterapeuta.

Ela analisou a minha avaliação física e a entrevista e me passou os exercícios que vou fazer:
Caminhadas diárias de 45 minutos (nem mais, nem menos) e alguns exercícios de alongamento.
Fez algumas recomendações, deu dicas, esclareceu dúvidas e foi uma querida!

Nas próximas semanas terei os exames e novas consultas, mas já tenho minha dieta e minhas caminhadas.
É muito legal quando você tem um acompanhamento, pois tem a oportunidade de fazer tudo direitinho.
Eu não sei como é em outros lugares, mas aqui em São Paulo, qualquer pessoa pode marcar a consulta com o clínico geral nas UB´S e explicar que quer fazer um acompanhamento nutricional, que o médico encaminha para as AMA´s de especialidades. Muitas vezes por falta de informação ou tempo a gente perde a chance de fazer a coisa certa. Antes de engravidar eu nunca tinha ido ao posto de saúde (UBS), pois achava que não conseguiria consultas, que seria tudo complicado e descobri um pessoal muito bacana, que te orienta e encaminha certinho para onde a gente precisa. Não custa nada tentar! 

Para ser sincera, nunca fui tão bem tratada enquanto pagava absurdos em plano de saúde. Tenho feito todos os meus exames, agendados, tudo certinho, com médicos bons e tudo pertinho. Bem diferente do que eu imaginava.

Fica a dica pessoal!
É um direito nosso e temos que usar, cobrar, fiscalizar e melhorar!

Beijos todos!


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Notícias!


Olá pessoal!

Depois de muito tempo sem postar, estou de volta para contar para vocês todas as novidades. As boas e as más...

Vou começar pelas más, assim a gente já expia logo essas coisas ruins:

Na quinta semana de gravidez tive um pequeno sangramento, que me deixou apavorada. Não tive nada disso na gravidez da Bia e fiquei desesperada quando acordei de manhã, para ir ao banheiro, e notei um pequeno sangramento. Corremos para o hospital e felizmente, depois de fazer alguns exames e o ultrassom (detesto o jeito novo de escrever isso), a médica que me atendeu disse que era apenas a nidação (fixação do embrião no útero), mas me proibiu de algumas coisinhas, entre elas fazer as caminhadas até a próxima consulta do pré natal (que foi hoje na décima semana de gravidez).

A outra notícia ruim, foi que ao fazer os milhares de exames - gente o Mãe Paulistana é um projeto maravilhosooooo, estou sendo mega bem tratada, fiz milhares de exames, passei por especialistas e a partir de amanhã terei também um acompanhamento nutricional e endócrino - dito isso, continuo: após receber os resultados dos exames o meu médico constatou que a minha glicemia tá alta. No dia 30/08 (primeiro exame) estava com 103 e no dia 24/09 (segundo exame) baixou um pouco e estava com 98, mas ele não gostou desse resultado. Disse que preciso baixar para pelo menos 85 e de preferencia menos de 80. Trocando em miúdos isso significa que minha taxa está naquela faixa perigosa entre o normal e início de diabetes tipo 2. Então ele me encaminhou para fazer o acompanhamento nutricional e endócrino. Amanhã será a minha primeira consulta. Outra coisa que ele não gostou foi que aumentei 2,3kgs no último mês. E preciso maneirar.

O que aconteceu? Simplesmente quando o médico me proibiu de caminhar, fiquei deitadona em casa todos esses dias comendo que nem uma maluca e tomando coca cola com gelo, sem parar, para aliviar os enjoos. Tomei uns belos puxões de orelhas e depois de me examinar e ver que, fora isso, está tudo bem com o bebê e comigo ele finalmente me liberou para voltar a caminhar, andar de bicicleta e fazer exercícios leves.

Hoje tive também consulta com a conselheira do Mãe Paulistana e ela me indicou um grupo que faz alguns tipos de exercícios físicos lá no Ibira 3 vezes por semana. Depois que passar pelo nutricionista vou começar também uma dieta específica, elaborada com base nos meus exames.

Enfim.... as boas notícias então:
1 - O médico me liberou e, inclusive, recomendou que eu volte às caminhadas e pratique exercícios físicos;
2 - Vou participar de um grupo, o que vai me dar ânimo para os exercícios;
3 - Vou ter acompanhamento nutricional e endócrino, assim vou fazer a dieta direitinho e serei bastante cobrada;
4 - Depois desse sufoco todo, finalmente estou tranquila - principalmente com o fato de que não irei fazer parto normal - depois de todos os exames está tudo perfeitamente normal com o bebezinho e de resto comigo também está tudo muitíssimo bem.

Bem, são essas as minhas novidades... hoje já andei bastante: fui na consulta, no laboratório e depois no aconselhamento do Pré Natal (como é tudo pertinho aqui de casa fui à pé), então amanhã volto para o parque para caminhar e ficar saudável para receber o meu baby!

Torçam por mim pessoal!
beijo grande!

Abaixo minha primeira foto gravidinha, no chá de bebê da minha amiga Simone, já com o Arthur quase chegando.




quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Eu to aqui!!!

Firme e forte, gente!!! Fiquei alguns dias sem postar, sempre por algum motivo deixava pra depois, mas tenho acompanhado vocês sempre.

Bom, desde que saí do Spa meu peso não mudou muito, entre dias de suuuuper controle e dias comendo compulsivamente, está só algumas graminhas mais baixo (81,8 kg).


Esta semana estou indo bem, fui na academia todos os dias...e além de umas das meninas que moram comigo estar fazendo comigo, arrumei mais uma amiga pra ir junto, dai uma anima a outra...Esta semana estou empolgadíssima, chega a tarde, já vou mandando mensagem para o celular delas, pra irem se animando pra noite a gente detonar, que o verão está chegando...e coisas assim que fazem nos deixar a preguiça de lado, teve um dia que quase arrastei a que mora comigo...e assim espero que nos dias que eu estiver com preguicinha, também me animem, já falei pra elas só aceitarem minha desculpa de não ir se realmente eu estiver muuuuito mal, que não tenha nem ido trabalhar, caso contrário, coisas como dor-de-cabeça-; chuva, cólica, não colam...rs

O mais difícil ainda continua sendo no meu trabalho, esta semana, foram 2 tentações, um dia teve docinhos (beijinhos,brigadeiros, 2 amores) resisti, não peguei nenhum, mas outro dia teve pizzaaa....aiiii aiiii ai não aguentei, comi uma fatia, escolhi a que achei que era menos calórica, pelo menos (champignon). Também quando saio, a MARVAAAADA também me faz cair em tentação.



Ahhhh, deixa eu contar pra vocês aqui uma novidade: to namorandoooo....pois é, gente, desencalhei...kkkkkkk. E já de cara, tenho 2 casamentos para acompanhar o namorado, 1 esta semana, outro na outra (acho que por isso tanto ânimo pra academia....kkkk). Mas falando sério, gente, o fato de estar bem acima do peso, mexe tantooo, mas tanto comigo (acho que com todas nós, né?!) que abalam outros setores da minha vida, como o afetivo e o social. Ainda mais que em tão pouco tempo estava me sentindo tão bem, correndo, emagrecendo e logo em seguida, recuperado 13 kg!!! Me fez me sentir tão mal comigo mesma, frustada, incapaz, derrotada, enfim, totalmente desorientada, que queria primeiramente arrumar as coisas internamente, estar me sentindo bem comigo mesma para depois estar bem para outra pessoa.


E meu namorado ( na época como amigo)foi alguem que acompanhou todo este primeiro processo de emagrecimento, desde quando eu estava toda tristinha com meus 89 kg até os 72 kg,sempre mandava mensagem de incentivo e falando que estava orgulhoso com minha mudança e tudo mais. E agora (na verdade dia 6 de setembro) que começamos a namorar, eu já não estava mais naquele mesmo astral. Tentei explicar para ele que não estava bem e tal e ele foi tão bonitinho em dizer que não se importava se eu estava correndo ou não, ele sempre se orgulharia de mim e que gostava de mim pelo que eu era e não como eu era...e que faria de tudo pra me ajudar a me ver bem...Então, mesmo não estando nos meus melhores dias, eu aceitei namorar e desde então ficou tão pequeno o fato de ter que enfrentar um vestido de casamento com mais de 80 kg. Depois eu posto fotinho aqui pra vocês, mas será só nesse, porque no casamento da semana que vem, se Deus quiser, sairei da casinha dos 80....torçam por mim.



Um beijo grande, pessoal, em especial a Grazi Paz que sentiu minha falta aqui e me deixou um recadinho.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Eu amo..

Segunda-feira, já falei isso aqui em alguma outra segunda, parece que a cada semana que se reinicia, nos dá a chance de recomeçar e fazer tudo que não foi feito direito na semana que se passou.

Um bom início de semana a todos e que todos consigam fazer uma semana MARAVILHOSA.

Beijão,




terça-feira, 28 de agosto de 2012

Preparada!

Preparadíssima para enfrentar os próximos meses...

Fiz minha caminhada de 1 hr e meia hoje, depois passei no mercado e comprei algumas comidinhas.
Amanhã vou postar a dieta que pretendo fazer... é a mesma que fiz na minha primeira gravidez, há 20 anos... na gravidez da Bia eu engordei apenas 8 kgs e uma semana após o parto estava pesando, pasmem!, 48 kgs de novo. Eu tinha 20 anos de idade e andava de bicicleta o dia todo... no final da gravidez estava com 56kgs (dois a menos que estou pesando hoje), mas eu era muito magrinha e o médico disse que o meu peso está ótimo. 

Estou feliz, e felicidade faz um bem enorme na vida da gente.

E já estou armada para a batalha: feliz com a minha escolha, contando com o apoio do maridão lindo, procurando levar uma alimentação balanceada, me exercitando direitinho e encontrei o mesmo poderoso aliado que há 20 anos me livrou das estrias: o verdadeiro e puro óleo de amendoas. É trabalhoso meninas, tem que passar 2 vezes ao dia e deixar secar no corpo, mas vale a pena... tenho 40 anos e nenhumazinha estria... assim pretendo continuar. Foi uma valiosa dica da minha avó quando engravidei da outra vez, espero que continue funcionando.

a mamãe!

o papai!

                                      
 comida de grávida

                                                    o poderoso contra as estrias


Um beijo grande da mamãe mais empolgada!

Grávida!

Olá Pessoal!

Essa é a grande novidade: estou gravidíssima!
5 semanas e 3 dias!

Depois de um mês sem postar, finalmente estou de volta.
Não queria postar antes de ter certeza e não queria voltar a correr antes de saber se poderia. Agora tudo mudou, menos o desejo de manter a dieta e o blog.

E a partir de agora tenho ainda mais uma motivação: preciso estar com a alimentação super controlada e balanceada para o bebê nascer com saúde. Além disso, vou poder contar para vocês como serão os meus exercícios e minha rotina, caso alguma outra gravidinha queira nos acompanhar.

A minha meta é não engordar mais que 8 kgs durante toda a gravidez. Como já estou grávida de um mês e pouco e já engordei 1kg, estou contando + 1kg por cada mês que falta. Se conseguir chegar ao final com esse peso, significa que EU não terei engordado nada, pois esse peso será o equivalente ao peso do bebê + placenta + água. Para isso vou contar, e muito, com a ajuda e o puxão de orelhas de vocês, caso eu venha merecer.

Queria dizer que estou muito, mas muito feliz mesmo, e que será maravilhoso dividir essa alegria com vocês. Há 3 meses decidimos ter o nosso bebê e por eu já ter 40 anos ficamos bastante ansiosos. Tive medo de não conseguir engravidar e também se a dieta e os exercícios poderiam prejudicar nossa intensão. POR ISSO, e apenas por isso, andei tão sumida. Mas agora estou de volta com pique total para chegar ao final da gravidez em forma.

Antes de engravidar estava pesando 57,5 kgs. Ontem na primeira consulta, após a gravidez, meu peso foi de 58,5. Então vamos iniciar por esse peso.

Peso inicial: 58,5 kgs
Data: 27/08/2012
Tempo de gestação: 5 semanas e 2 dias

O médico liberou caminhadas diárias de 40 minutos (em média) mas estou fazendo cerca de 1 hora e meia.
Também vou poder fazer alguns exercícios e manter uma dieta rica em nutrientes.

É isso ai pessoal, espero que tenham gostado da minha novidade... e agora eu e o bebê estamos prontinhos para ir ao parque para nossa caminhada.

Torçam por nós...


Beijo grande! Um beijo especial para a titia Rê que guardou nosso segredo!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Retorno do Spa, foi bom enquanto durou.

Olá, pessoal! Já estou de volta a Curitiba, cheia de energia e vontade de fazer tudo dar certo. No Spa consegui perder mais um quilo e da penúltima pesagem para a última a balança nem se mexeu. Segundo o pessoal do spa, já era o esperado, no início se perde bem mais e depois vai mais devagar mesmo e que fui além da média, pois ainda continuava perdendo bastante nas demais pesagens. No total eliminei 5 quilos em 13 dias. Fiquei contente com o resultado mas na verdade esperava mais, pois tive que abrir mão de outras coisas por conta do investimento que fiz para pagar o Spa. Mas sei que o que aprendi e vivi lá, vai muito além de peso. Primeiramente eu andava bem estressada e desmotivada por ter aumentado o peso e ficar ali em cima tentando reverter a situação e não conseguir, então, saí de lá não só com o corpo mais leve mas também com a mente...


Também aprendi que podemos nos satisfazer com bem menos do que consumimos, eu fiz uma dieta lá com 600 calorias, e mesmo fazendo bastante exercício confesso que não sentia fome. Claro que dava vontade de comer mais, e quando vinha no café da manhã só a pontinha do pão francês ou então um tiquinho só de arroz dava vontade de chorar de imaginar que comeria só aquilo, mas era só questão visual mesmo, ficava satisfeitíssima. Neste período que fiquei lá, comi de tudo, macarrão, pipoca, bolo, rocambole e até feijoada, tudo preparado com ingredientes saudáveis e em pequeníssimas quantidades, veja o tamanho do bolo de sobremesa.

Foi o empurrão que eu precisava pra voltar com tudo com a boa alimentação. Claro que aqui fora comerei bem mais que 600 calorias, na verdade,eles recomendam no mínimo, 1.200 calorias e desta maneira, vou aplicando o que aprendi lá no meu dia a dia. Comprei um livro com várias receitas e com sugestões de dietas a ser seguidas com cardápios de diversos valores de calorias a ser consumidas diariamente e até depois uma de manutenção, vou escolher um pra eu fazer durante um tempo, ver se consigo seguir certinho.

Minha maior dificuldade continua sendo no trabalho e quando saio, mas hoje fiz tudo bonitinho e vieram me oferecer um pão de queijo, peguei um pra não ficar chato e apenas um pequenininho e pronto. Vou tentar fazer igual no spa, não deixar de comer, mas tem o controle de comer apenas o suficiente para sentir o gostinho e nada mais.

Antes de ir para o spa, tinha decidido me pesar todo dia, estava até colocando o peso aqui, mas agora vou fazer diferente, lá no spa eles pesavam a cada 3, 4 dias, vou tentar fazer igual aqui fora porque eu vi que mesmo fazendo tudo certinho e perdendo medidas, a balança nem sempre reflete isso. Vou tentar, né, porque sou viciada em me pesar...rs

Ah, uma coisa que esqueci de comentar acima, que além dos 5 quilos, perdi bastante medida, no corpo inteiro, até quadril que é mais difícil perdi 9 centímetros.....abdomen, cintura, tudo afinou.

Esta fotinho aqui é com uma grande amiga que fiz no Spa, Deise, que passará lá por um mês Esta fotinho tirei no dia que vim embora, ainda continuo bem pesadinha, mas afinei bem a silhueta.


Um beijo e vamos que vamos