quarta-feira, 18 de abril de 2012

Meu pai, meu maior incentivador


Olá! Domingo fiz minha primeira corrida rústica, não foi nada fácil, além de ter sido realmente bem rústica, foi num percurso de 10 km que ainda não é o que estou acostumada a fazer sempre (na verdade, por enquanto, só corri 10 km uma única vez). Mas valeu a pena, foi gratificante demais estar ali correndo numa paisagem bem diferente, juntinho da natureza.

Como é uma das provas considerada pesada demais pelos corredores da região, creio que a maior parte dos inscritos eram só corredores experientes. Logo na largada, o pessoal saiu rápido demais, diferente das outras provas que estou acostumada a acompanhar o fluxo, nesta logo no primeiro quilômetro estava sozinha, muita gente me passou, acho que só uma meia dúzia de gatos pingados ficaram para trás de mim. Logo que me vi ali, correndo no meio do mato, sem ninguem, pensei "que que eu to fazendo aqui? Que atrevimento o meu achar que podia dar conta..." até que meu pensamento foi lá pra longe, e comecei a fazer a prova como um passeio, olhando cada cena diferente e daí já feliz por ter acordado cedo num domingo, respirando um ar puro....até que chegou a primeira subida totalmente inclinada e nela dezenas de corredores ANDANDO, isso mesmo, ANDANDO!!!! Aí minha felicidade foi maior ainda, eu não estava com perfil tão fora da prova, porque além de ter alcançado várias pessoas que provavelmete só aceleram demais no início acompanhando o pelotão, eu não era a única que caminharia alguns trechos da prova (na verdade, fiquei sabendo depois, que todos os amigos do grupo, corredores experientes, alguns maratonistas, andaram em algumas das subidas). Depois que alcancei algumas pessoas, foi bem bacana que formamos um grupo que estava no mesmo ritmo e fomos juntos ali, dando forças ao outro, trocando algumas idéias quando a respiração permitia até quase o fim o fim da prova. Além dos trechos de lama, tinha muita pedra, pedras grandes em alguns lugares...então mesmo quando tinha algumas descidas, tinha que ir com muito cuidado para não tropeçar em alguma pedra e as descidas eram tão íngrimes que mesmo sem fazer esforço o corpo pegava velocidade e o esforço era para não ir tão rápido. Foi uma experiência muito legal, quero fazer mais dessas, mesmo com toda dor no corpo sentida até 2 dias depois, valeu muito a pena.

E durante toda a corrida, meu pai não me saia do pensamento...primeiro porque é um Circuito de Corridas de algumas indústrias, e esta foi justamente da empresa que ele trabalhou a vida toda até se aposentar (Copel), segundo porque meu pai sempre teve uma paixão muito grande pela terra, por sítios e eu ficava ali olhando as plantações e pensando como ele gostava daquilo, que aquele sempre foi o lugar preferido dele e terceiro, é que semana passada foi aniversário dele.

Fiquei lembrando de algumas vezes que eu perguntava o que ele queria de presente de aniversário e ele respondia que queria de presente que eu emagrecesse. Ele era a pessoa que mais pegava no meu pé por eu ter engordado. Como comecei a engordar quando fui morar fora de casa, em outro estado, não nos viamos sempre, e cada vez que ele me via, ele levava aquele susto e falava "você precisa se cuidar, minha filha". Quando no Globo Repórter passava alguma reportagem sobre alimentação saudável, ele sempre me ligava, falando para eu assistir...rs. Chegou a tirar fotocópia de uma revista de uma mulher que tinha perdido vários quilos só com alimentação e exercícios. Na época, até me enchia com essas coisas, as vezes já antecipava por telefone que eu não tinha emagrecido e que se fossem pra ficar falando no meu ouvido, eu nem viajaria...rs. Eu sabia que ele falava tudo isto para o meu bem, porque sabe dos riscos da obesidade e também sabia como isso mexia com minha auto-estima. Pois bem, fim-de-semana estarei indo para casa e acho que finalmente vou conseguir dar o presente de aniversário que ele pedia, estou emagrecendo, jáse foram embora quase 18 kilos!!! A última vez que nos vimos, eu estava com 77 kilos, hoje estou com 73,1 ( essa pesagem foi a noite, acho que amanhã cedo estarei mais leve \o/). Sem dúvida nenhuma meu pai foi meu grande incentivador a eu ter saído do comodismo. Acho que minha alegria de estar conseguindo mudar, deve ser tão grande quanto a dele.

A corrida toda foi dedicada a ele, então vou deixar a medalha desta corrida com ele.




Esta foto foi tirada em março de 2005, época que eu malhava diariamente e tinha uma alimentação regrada. Todas as noites, chegava da academia e sentava ao lado do meu pai no sofá da sala para ver TV com ele, enquanto comia alguma coisinha para repor as energias. Dois meses depois, fui embora para o Mato Grosso. Dizia a minha mãe que por um bom tempo, logo após a minha partida, meu pai se isolava nas noites em algum canto da casa, colocava alguma musical instrumental e ficava com o pensamento longe.



Esta foto aqui foi tirada em novembro de 2011, uma semana antes do início do blog. Na época o costume noturno já era outro, após o trabalho, passava em algum lugar para trazer alguma comida gostosa e calórica para ficar comendo enquanto via televisão ou ficava na internet. Felizmente aqui já moravamos novamente no mesmo estado, ficando mais fácil matar a saudade e a vigilância quanto ao peso...rs

Fim-de-semana postarei uma atual com meu velhinho, um beijo e se cuidem.

5 comentários:

  1. *_* Owmn, que lindo!
    Realmente, ficamos magoadas e irritadas ao ouvir certos comentários, mas no fundo sabemos que é pro nosso bem. Se seu pai ler isso aqui, certamente ficará muito emocionado =)mostre a ele!
    E quanto à corrida... menina!
    Você tá muito atrevidinha, viu? rs Muito legal ter participado de algo tão diferente e forte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho vergonha de mostrar...rs. Vamos ver se alguem da minha família lê e mostre a ele.
      Pois é, Estellinha, viu quanto atrevimento....rs...acho que deveria ter esperado mais alguns meses pra algo do tipo...mas gostei tanto que to indo atrás de outras, tem umas ainda que é mas radical, que é corrida em montanha...fiquei com uma vontade...rs
      Bjo

      Excluir
  2. Affe que me deu vontade de chorar agora! Espero que essa medalha e uma foto linda seja o melhor presente que ele já recebeu! Re, qd comecei minha dieta eu estava praticamente com o mesmo peso que você está hoje e depois de dois meses e pouco já estou indo ao meu destino, então acredito que daqui a dois meses a tua família vai ficar de mais queixo caído ainda e as tuas roupas já serão todas P! Não vejo a hora de te ver assim! Olha Parabéns! É gratificando ler tudo isso! Beijos e parabens pro teu pai! Eu gostaria muito de ter tido um pai assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janinha, acho que depois de ter perdido bastante, o emagrecimento fica abem mais lento, então em 2 meses acho que não conseguirei perder o que vc perdeu, mas prometo que vou tentar me esforçar bastante...rs
      Olha, eu te empresto meu pai um pouquinho, ele adora conversar e contar histórias, já convidei a Dri e agora convido você para ir para Londrina, visita-lo, só vai ter que ser bem forte para resistir as tentações que minha mãe faz na cozinha...rs. Beijo

      Excluir
  3. Rêeeee, que post lindo!!!
    Nem preciso dizer o quanto me emocionou ler isso tudo, né?
    Só sei que é sempre muito bom ter quem se preocupa com a gente.
    Ter alguém que pegue no nosso pé, porque as vezes a gente precisa disso.. porque as vezes a gente só precisa de alguém que nos diga: vc ta errada e com carinho e persistência nos incentive. Te amo amiga! Obrigada por não desistir de mim. E sobre a corrida, me emocionou também... quero um dia fazer uma corrida assim junto com você, como foi aquele dia na chuva, foi muito especial! Parabéns pelas tuas conquistas... tá chegando lá amiga... falta pouco, cada dia menos! E eu tô estacionada =(... ainda com 54,8 (acabei de me pesar), agora tô indo para o parque! Beijo enorme e cheio de carinho!

    ResponderExcluir