terça-feira, 29 de maio de 2012

Mova-se!


Ficar fisicamente ativo, não significa você passar o dia inteiro na academia ou praticar esportes. Mas sim, passar a maior parte do dia em movimento. Existem muitas atividades domésticas que queimam calorias, tais atividades incluem caminhadas, subir escadas, levantar da cadeira, escovar os dentes, preparar o alimento, passear com o cão, dançar , jardinagem, entre outros. Como você pode ver, estas são coisas que você faz em sua rotina diária. Seu objetivo é estendê-las ao máximo.


atividade física regular é um fator muito importante para se manter em boa saúde e bem estar. Ser ativo irá ajudá-lo a desenvolver a força, a manter os ossos e os músculos em forma, relaxar, cuidar do seu coração , dormir bem e manter o seu bom humor.

Em casa:
· Limpar a casa sozinho.
· Regar seu jardim.
· Pequena Caminhada 5-10 minutos antes do café da manhã ou depois do jantar.
· Em vez de usar o carro, vá pé até a loja da vizinhança.
· Quando você assiste à TV. Não use o controle remoto, levante-se para mudar de canal.
· Fale no telefone sobre o seu pé em vez de sentado ou deitado.
· Passear com o cachorro.
· Estacionou o carro, o mais longe o possível do local onde você vai.
· Quando você for ao shopping, der 1 ou 2 voltas adicionais.
No escritório:
· Pegue as escadas em vez do elevador. Se o seu escritório é muito alto, pode descer alguns andares antes de tomar as escadas.
· Se você usar o ônibus, desça duas paradas antes do lugar desejado e ande o resto da viagem.
· Der uma voltinha ao redor do seu prédio quando estiver no descanso do almoço.
· Beba mais água para andar mais vezes ao banheiro.

Fonte: dietasnaweb.com



domingo, 20 de maio de 2012

De volta!

Depois de uma semana bastante atarefada, ontem retomei a caminhada e corrida no parque. Junto com o Diego caminhei 5km e corri mais 6km. Foi muito bom voltar a correr livre, leve e solta. O dia estava lindo.

Nesses dias que não fui correr fiz os exercícios da Boa Forma que a Jana havia me passado. Esses exercícios, além de simples e fácil ajudam muito. Eu não tenho mantido a dieta muito em dia, andei comendo chocolates e massas, mas tenho tomado cuidado com a quantidade, procurando sempre não ultrapassar o número de calorias consumidas. O Dr. Reinaldo me disse numa das consultas que quando chegasse no peso poderia comer de tudo um pouco, mas nos horários e quantidades certas e é isso que tenho procurado fazer. Estou procurando comer de 3 em 3 horas e não exagerar na quantidade e calorias. Com isso a balança continua bonitinha entre 54,8 e 55,5!

Mais tarde vou de novo com o Di ao parque, quero repetir o trajeto de ontem. Amanhã devo manter os exercícios e a dieta, na terça e na quarta como não vou correr, quero ver se faço num dos dias a dieta desintoxicante.  

Eu entrei na TPM de novo e achei uns exercícios bem interessantes para esse período e quero dividir com vocês:



Não existe nada pior, do que estar naqueles dias e ainda por cima com cólica, ninguém é capaz de compreender essa dor. Encontrei pela net dicas que podem curar a cólica menstrual sem que você tome comprimido: FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS, porém se não curar, procure um médico. Confira as dicas abaixo:
1 - De pé com a postura reta e as mão unidas no peito faça 10 agachamentos;
2 - Ainda de pé com as mão unidas no peito estique a coluna para trás, como na foto 2;
3- Volte lentamente para frente até encostar a mão nos tornozelos, como na foto 3.
4 - Apoiada no chão, flexione uma das pernas e vá alternando por 10 vezes;
5 - Ainda apoiada no chão flexione os braços e volte, como nas fotos 5 e 6 e retorne por 10 vezes.
6 - Deite-se de barriga para baixo e flexione os braços por 10 vezes como na foto 8 
7 - Por fim apoiada na parede, mantenha a posição da foto 11 por 45 segundos e retorne de pé, repita 10 vezes.

•Depois de feito o exercício procure tomar um chá bem quente de ervas e se deite.

Um beijo grande!




sexta-feira, 18 de maio de 2012

A caminho do Mochilão


Olá, pessoal, finalmente chegou o grande dia! Estou em São Paulo e daqui há algumas horinhas embarco para Istambul. Bom, faz alguns dias que não arrisco subir na balança, consegui fazer a dieta de desintoxicação por 2 dias, mas nos demais a ansiedade tomou conta...quase certo que não estou pesando menos de 70, mas ainda assim estou feliz demais pelo que já conquistei em 6 meses de blog, o tempo que estou planejando a viagem.

Foram 18 kilos eliminados, gente...é mais do que o peso da mochila que estou levando, que deu 13 kilos, imagina só....ela não está nada leve, fiquei imaginando o tanto de peso que me livrei! Enfim, feliz demais, demais, demais, mesmo!!!!

Bom, diferente das outras vezes, desta vez esqueci de me armar com os lanchinhos durante a viagem, mas daí um amigo da viagem me trouxe de acompanhante para a sala Vip do aeroporto que ele tem direito (é onde estou neste momento escrevendo), onde tem varios tipos de comidinhas e bebidas, e frutas todas embaladinhas...adivinha o que eu fiz? Joguei algumas coisinhas na bolsa...meus lanchinhos de 3 em 3 horas estão garantido!!!

O que também está garantido é a volta aos exercícios físicos e a reeducação alimentar quando retornar, volto no dia 10 de junho e já marquei consulta com a nutricionista para o dia 12. Além disso, também me inscrevi para uma olímpiadas que vão acontecer no órgão que eu trabalho, é uma olímpiada para todos servidores da Justiça do Trabalho do Brasil, não sei se vou conseguir ser selecionada para ir, mas deixei minha inscrição para a prova de corrida e para Handbol, esporte que ainda não pratico mas que a professora de ginástica laboral sempre me convida, se der certo de eu participar, vou começar a treinar toda quarta...assim farei uma nova atividade física...enfim, tudo certo para voltar com força total.

Fico por aqui e assim que der atualizo de novo para compartilhar com vocês sobre a viagem. Um grande beijo, cheio de felicidade,

terça-feira, 15 de maio de 2012

Desintoxicação


Vou deixar aqui para vocês a nova dieta de desintoxicação passada pela minha nutricionista, sempre lembrando que só se deve fazer nos dias que não praticar atividade física.

Café da Manhã

1º- 2 copos de suco de limão com couve, em jejum
Bater 1/2 limão com a casca e duas folhas de couve e água.

2º- 30 minutos após, 1 copo de suco de maçã, mamão, abacaxi e uma colher de chia.

Lanche da Manhã
1 maçã

Almoço

-1 prato fundo de sopa de legumes com peito de frango, liquidificado.
Utilizar 1 colher de sopa de farinha de banana verde ou 2 colheres de sopa de biomassa no preparo.
Preparar a sopa com cebola, chuchu, abobrinha, 2 folhas de couve, cheiro verde e 1 filé de peito de frango pequeno, pouco sal e zero óleo.
- 1 banana amassada com canela.

1º Lanche

1 copo de suco de maracujá

2º Lanche

1 copo de suco de morango

Jantar

Igual ao almoço.

Ceia

1 copo de suco de couve com limão, se tiver com muita fome comer uma fatia de mamão.

Pré-viagem

Olá! Não posto desde quarta e de lá até aqui estou cheia de coisas para contar, boas e não tão boas.

Primeiro a parte boa, fiz novamente consulta com a minha amiga nutricionista, desta vez foi um preparo para a viagem.
Ela consultou a alimentação dos países que irei e passou uma nova dieta para tentar me basear enquanto estiver lá e deu várias dicas do que posso me agarrar lá para não sentir fome e continuar comendo de 3 em 3 horas. Ressaltou onde mora o perigo, como os muitos tipos de queijo que vou encontrar na Suiça. Na verdade o objetivo desta dieta que ele me passou é mais para eu tentar manter os quilos eliminados e não engordar como fiz nas demais viagens. Além de eu tentar seguir as quantidades recomendadas para a viagem, também vou poder beber uma taça de vinho a cada 4 dias e 30 gramas de chocolate! Não adianta eu achar que vou fazer dieta lá com tanta coisa diferente porque realmente não vou, mas vai ser importantíssimo ter algo pra eu me basear e não sair totalmente da linha.

Um dos exemplos que a nutricionista me passou e disse que lá se encontra fácil em qualquer supermercado é o salmão defumado em bandejinhas, pronto para comer, igual aos presuntos que vemos aqui no Brasil.




Além de passar bastante coisa sobre a alimentação, conversamos muito sobre o lado emocional, como somos amigas ela sabe como descarrego as emoções sobre a comida e veio até com uma listinha bem bacana para eu me preparar psicologicamente na viagem, já li, reli e vou reler mais vezes antes de ir. Para essa semana que antecede a viagem, ela me passou uma dieta especial, com dois dias de desintoxicação, para os dias que eu não for fazer exercício.

Pra falar a verdade não está nada fácil seguir, ainda mais que não estou podendo me exercitar, e eis aí a coisa ruim que tinha para contar...estou com uma tendinite causada pelo excesso de exercícios e estou tendo que ficar alguns dias de molho.

Na minha última postagem relatei aqui que corri 10 km, fui pra academia, fiz musculação e mais alguns Km de esteira, até o dia seguinte, estava tudo bem, fiz aula de dança, musculação...até que na quinta-feira comecei a sentir uma leve dor no tornozelo, não me preocupei, pois como tenho pinos no tornozelo, as vezes dá uma doidinha mesmo e nesse dia decidi que ia descansar. Mas não adiantou muito, acordei no dia seguinte com a perna inchada e sem conseguir andar normal, mancando. Na hora me desesperei, achando que era alguns dos pinos que tinha dado problema, como já aconteceu da outra vez (tive que fazer cirurgia pra retirar) e isso bem há 1 semana antes da viagem...mas graças a Deus não era, fui ao ortopedista e ele disse que era só uma tendinite causada pela corrida e que se eu tomasse remédio, aplicasse gelo e repousasse m em uma semana já estaria bem. E isso que estou fazendo, evitando andar, tomando remedinho e muito gelo (só durante o trabalho que não dá), mesmo no frio que está Curitiba...dá uma preguiça, mas daí penso logo na viagem...rs




Bom, umas das melhores coisas que tem para a minha ansiedade é o exercício, daí imagina sem poder fazer nenhum, como estou esta semana...sábado eu fui para a casa dos meus pais, no sábado aproveitei para fazer a dieta de desintoxicação, mas no domingo e ontem não me comportei muito bem. Hoje estou fazendo desintoxicação de novo, por enquanto está tudo ótimo, espero conseguir seguir até o fim do dia. Bom que pelo menos os remédios estão me dando muito sono e agora estou conseguindo dormir bastante...rs


É assim que está parte da minha mesa de trabalho hoje por conta da desintoxicação: 1 garrafinha de água, 1 garrafa está com a sopa que tenho que beber liquidificada, 1 copo de suco de maracujá e 1 canequinha de chá.



Um grande beijo,

domingo, 13 de maio de 2012

Trabalhar é Preciso!

Pessoal, quero pedir desculpas a vocês e a Rê também pelo meu sumiço nessa semana. 

Primeiro foi um mal estar que senti na terça, que me levou ao hospital. Senti uma dor muito estranha no peito seguida de taquicardia e pressão baixa. Como nunca tinha sentido uma dor assim, fiquei nervosa (isso causou a taquicardia e pressão baixa). De qualquer forma o médico pediu meu eletrocardiograma, que tá perfeito, raio x do tórax e exame de sangue. Não deu nada de errado nos exames então o médico disse que provavelmente essa dor intensa no peito provavelmente foi causada por gases que se prendem na caixa torácica e a pressão causa essa dor aguda. Menos mal, mas até descobrir isso tudo o médico, e a Rê também, me aconselharam a não fazer exercícios.

Na quarta, peguei um TCC de quase 300 páginas para revisar e formatar e tenho de entregá-lo até quinta. Fiz metade do trabalho até agora. Mal consegui respirar.

Com isso tudo acontecendo só corri na segunda. Mantive a dieta em dia, comprei muitas frutas, lanchinhos adequados e segui direitinho os horários. Hoje fiz uma pausa nos trabalhos e daqui a pouco vamos para o parque. O Diego vai comigo, depois de eu passar mal ele ficou receoso. Vou caminhar e depois veremos a presentação da Orquestra Sinfônica de Berlim ao ar livre. De tarde volto para o TCC.

Mesmo no meio dessas confusões todas, não pensem que eu não fiz nada: tirei pelo menos 30 minutos por dia para me alongar. percebi que mesmo só com o alongamento já ajudou bastante a me manter na ativa. Essa semana perdi umas gramas, me pesei há pouco e estou com 54,8kg. 

Estou bem feliz de estar conseguindo manter o peso e estar em dia com a alimentação.

Quero desejar uma ótima viagem à Renatinha. Que ela tenha um tempo maravilhoso, muitas aventuras e volte feliz para nos contar tudo.

Rê, obrigada pelo carinho de sempre, pela amizade e adorei a sua ligação! Tá tudo bem agora amiga.
Um beijo grande e boa viagem.

Beijos a todos!



quarta-feira, 9 de maio de 2012

9 dias...

é o tempo que falta para a minha grande viagem! Estou numa ansiedade danada e por conta disso, não conseguindo dormir direito, por mais que eu deite cedo...acabo acordando algumas vezes durante a noite. Essas noites mal dormidas acabam refletindo no meu desempenho nas atividades físicas, não rendo tão bem quanto costumo render.


Mas ainda assim, tenho me esforçado para fazer tudo que costumo fazer, correndo, fazendo aulas em grupo e musculação. Semana passada eu fiquei mal alimentada, daí essa semana estou tentando fazer tudo certinho conforme recomendado pela nutricionista, comendo carboidratos, frutas antes do treino e mais carboidratos e proteínas no pós-treino. Durante a rotina da semana estou conseguindo me controlar bem e não comer nada fora do planejado. Olha aqui como no meu trabalho a tentação é forte: uma torta de côco quase ao fim e uma torta de banana, não comi nenhum pedacinho!!!

Ontem fui correr com o pessoal do grupo de corrida, uma pessoa comentou que não devo estar me alimentando direito, pois estou abatida, mas na verdade acho que é falta de uma boa noite de sono mesmo. Ainda assim, ontem no treino, consegui correr os 10 km junto com o pessoal, pra mim é recorde em treino, só tinha feito 10 km em prova de corrida (e ainda assim uma única vez fiz a prova toda correndo). Após o treino, fui para a academia fazer musculação e mais 3 km de esteira enquanto esperava a minha amiga Jéssica terminar o treino dela. Completando ao total, 13 km!!!


Para não desgastar muito e para preservar a massa muscular, minha nutricionista recomendou tomar um sache de gel de carboidrato quando fizesse mais de 1 hora de atividade aeróbica, e assim tenho feito nos dias que dá uma hora e ainda vou fazer mais alguma coisa aeróbica. Eu costumo usar esta marca da foto, que encontrei um preço mais em conta e acho uma delícia os sabores cítricos.

"Os géis existentes no mercado prediletos dos atletas têm na concentração cafeína - que reduz a percepção de esforço, pois modifica o limiar da dor -, histidina - um analgésico natural que neutraliza o acúmulo de ácido lático nos músculos -, maltodextrina - carboidratos complexos que garantem energia duradoura durante a prática -, além das vitaminas C e E - que oferecem defesa contra os estragos nos tecidos musculares pelos radicais livres, atuando contra o envelhecimento precoce." - Extraído de uma parte de um e-mail que me enviaram.

A balança continua baixando, bem devagar ainda, acho que por conta de estar pegando firme na musculação e não ter conseguido me manter totalmente na linha nos fins de semana. Só sei que hoje já estou usando mais uma calça que não servia mais e decidi aposentar as outras duas que eu estava usando e ficava larguinha no bumbum.

Vou ver se hoje tomo algum remedinho natural para conseguir dormir direito e seguir firme nos objetivos. Torçam pra eu conseguir, porque do jeito que estou, estou quase cochilando nos aparelhos da musculação entre uma série e outra.

Beijão pra todos que nos acompanham, beijo especial para Dri.


Ah, esqueci de comentar antes, mas a outra companheira de blog, Janaina, saiu do blog apagando as postagens dela. Mas eu e a Dri continuamos firmes e fortes no propósito e no objetivo. E estaremos juntas nesta até o fim!!! Dri anda postando menos, como ela já falou aqui antes, porque está na correria do dia-a-dia, mas sempre que possível a gente está compartilhando nossos avanços e dificuldades nesta nossa missão.

Até a próxima, com fotinho das calças que serão doadas.

Byebye, Rê

terça-feira, 8 de maio de 2012

Ciência prova que má alimentação deixa você deprimido


Na próxima vez em que você estiver se esbaldando com algum tipo de fast food ou com um daqueles dogões de beira de esquina, pergunte a si mesmo: isso está realmente me fazendo feliz? Digo, de verdade? De acordo com uma nova pesquisa, não, não está; na realidade, comer porcarias está ligado a índices maiores de depressão.

O estudo, conduzido pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, sugere que as pessoas que se alimentam de comida de baixa qualidade são 51% mais suscetíveis a desenvolver depressão do que as que não comem. O estudo também mostra que os comilões de “junk food” (lanches, cachorros-quentes e pizzas) têm tendência maior de serem solteiros, menos ativos e trabalhar mais. Assim, a depressão dificilmente tem um traço à qual é totalmente atribuída. Falando ao Medical Express, Almudena Sánchez-Villegas, uma das pesquisadoras, explica que a quantidade de comida ruim também é importante:

“Quanto mais junk food você consome, maiores os riscos de depressão… Mas mesmo comento quantidades pequenas tem ligação com um aumento significativo das chances de desenvolver depressão.”

A pesquisa, publicado no Public Health Nutrition, envolveu 8964 participantes saudáveis. Eles foram avaliados durante seis meses, período no qual 493 foram diagnosticados com alguma forma de depressão.

Os cientistas não estão totalmente convictos sobre o que pode ser responsável pela conexão entre comida de baixa qualidade e depressão, mas estudos anteriores sugerem que a falta de alguns nutrientes — como vitaminas do grupo B, gordura Ômega 3 e azeite de oliva — pode ser a culpada. [Public Health Nutrition via Medical Express]


Fonte: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/a-ciencia-prova-que-alimentacao-ruim-te-deixa-depressivo/

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Praia...sol e muitas emoções


Olá! Depois de uma semana de muito frio em Curitiba, fui para o litoral paranaense e estava um sábado lindo! Curtimos um belo dia de praia, deu até para pegar um bronzeadinho e molhar os pés na água. Passeamos pela região, comemos ostras e a noite, fomos caminhar na praia, vendo a maior lua do ano. Tudo muito lindo. Eu controlei bem a quantidade das porções, na verdade colocava menos no prato porque também acabei comendo coisas que normalmente evito, como peixe frito, um pouquinho de sobremesa...acho que no balanço final, não devo ter passado muito do limite de calorias.


No domingo, acordamos bem cedinho porque a corrida era numa cidade ao lado, em Paranaguá, chegando lá encontramos com mais um pessoal de Curitiba, foi bem bacana. O percurso da corrida foi bem tranquilo, bem plano então aproveitei para correr mais rápido, acho que foi a prova que fui melhor, fiquei em 12º lugar no feminino. Mas a grande surpresa mesmo foi outra, minha companheira de apartamento, a Fer, a que já mencionei antes, conseguiu pegar podium na categoria geral e trouxe um lindo troféu para nossa casa. Foi muito emocionante ver minha amiga lá na frente recebendo seu primeiro troféu, porque pela dedicação e esforço dela aos treinos, com certeza virão muitos outros.


Além de ter sido um percurso bom, a prova foi muito bem organizada, com várias mesas de frutas sendo reabastecidas toda hora, me entompi de melância (dizem que é até melhor que isôtonico no pós-corrida) e com inscrição barata, com o gasto da viagem e inscrição, acabou saindo mais barato do que fazer uma prova em Curitiba. Após o almoço, fizemos um passeio de barco numa ilha e voltamos para Curitiba.

A noite fui a um aniversário de um grande amigo de Londrina, minha cidade natal, bebi um pouquinho de cerveja e fui dormir tarde. Hoje tive que acordar cedo, mas mesmo com todo cansaço da viagem, do fim de semana, já combinei de dar uma corridinha hoje perto de casa e depois ir pra academia caprichar na musculação...afinal de contas, HOJE É SEGUNDA-FEIRA, dia de começar tudo com o pé direito.

Boa semana, beijo,

Renatinha

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Alimentação Pré-treino

A refeição antes do exercício é crucial para um bom desempenho. Antes do treino, deve-se garantir uma refeição que mantenha um estado anabólico adequado, força e resistência, para que assim, o exercício possa ser completado com eficácia. Muitas pessoas ainda têm a ilusão de que treinar em jejum emagrece, porém, a não ser que você seja muito bem treinado e orientado, essa prática não é aconselhável.

Veja alguns dos objetivos de se alimentar antes do exercício:

- Diminuir catabolismo muscular (evitando degradação de proteínas);

- Oferecer mais aminoácidos e glicose para os músculos;

- Fornecer energia para a realização do exercício;


- Evitar a fome durante o treino e;

- Manter um bom estado de hidratação.

E quais os nutrientes mais importantes que temos que consumir antes de treinar? Basicamente: líquidos, carboidratos, um pouco de proteínas e até vitaminas e minerais.

Começando pela hidratação: ninguém terá um bom rendimento físico se estiver desidratado, ou seja, perderá força, velocidade e motivação. O ideal é nas 2 horas que antecedem o exercício, a pessoa consumir 500 ml de líquidos. Logo antes de começar cerca de um copo de 200-250 ml.

Em relação às refeições, o ideal é que de 3-4 horas do treino, uma refeição completa seja feita (um café da manhã reforçado ou um almoço, por exemplo) e de 1-2 horas antes, um lanche leve é uma boa sugestão. Porém, o ideal é obedecer a individualidade de cada um, pois alguns têm digestão muito lenta e outros muito rápida. Esse lanche de 1-2 horas antes não deverá ser muito grande (para não atrasar a digestão e causar desconforto no estômago), deverá ser rico em carboidratos, moderado em proteínas, pobre em gorduras e fibras e pode ter vitaminas e minerais


Mas o que comer? Veja algumas dicas e tente adaptar para a sua realidade:

1- Pão com geléia diet e queijo branco + água de coco + 1 fruta;

2- Vitamina com leite desnatado+ 1 fruta e aveia em flocos;

3- Frutas secas com queijo branco + 1 copo de água de coco;

4- Macarrão com molho de tomate e carne moída + suco de frutas;

5- Iogurte de frutas light com cereal sem açúcar + 1 fruta;

6- Batata doce com peito de frango + suco natural;

7- Whey protein com leite desnatado e maltodextrina.

Refeições práticas e leves como as sugeridas fazem toda a diferença na hora do treino e nos resultados esperados!

Lembrando que: só faça uma suplementação se você mantém treinos intensos e regulares. O mais importante é manter uma dieta saudável e só assim introduzir uma suplementação (quando os treinos estiverem mais pesados). Suplementos não são recomendados para iniciantes em fase de adaptação e fase inicial de treinamento.


Fonte:http://exercite-se.com.br/2011/08/alimentacao-pre-treino/

Nos dias de friozinho...

Sopa Light e Dicas Preciosas:


SOPA DE QUINUA
Ingredientes: 
200g de cenoura cortada em cubos pequenos
200g de abóbora cortada em cubos pequenos
100g de salsão cortado em tiras finas
1 peito de frango cortado em tiras finas
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de gengibre cortado em tiras finas
2 colheres (sopa) de salsa picada 
3 cubos de caldo de galinha dissolvidos em 1 œ litro de água

Para a quinua 
100g de quinua 
250ml de caldo de galinha 
1 cebola
1 dente de cravo

Modo de preparo:
Em um caldeirão coloque o azeite, o frango, a cenoura em cubos e deixe dourar. Se for necessário, vá pingando caldo de galinha para não grudar na panela. Coloque o restante do caldo de galinha e deixe cozinhar por 15 minutos.
Acrescente a abóbora, espere cozinhar até a abóbora ficar macia, e coloque o salsão e o açafrão. Cozinhe a quinua com a cebola inteira, o cravo e o caldo de galinha (250 ml). Em seguida, acrescente a quinua à sopa com o gengibre e por fim a salsa.

Rendimento : 4 porções / 150 kcal por porção


~~~~


FIQUE ATENTO:
Azeite: Azeite é fonte de gordura boa, do tipo monoinsaturada, no entanto, é altamente calórico - cada colher de sopa contribui com 90 kcal.

Ingredientes perigosos: Entre os ingredientes mais calóricos que devem ser evitados em sopas quando não se quer ganhar peso estão macarrão, carne, queijo, azeite, bacon, creme de leite e pão italiano (aqueles que servem como tigela e são devorados ao final da sopa). Os grãos, como lentilha e grão-de-bico, apesar de saudáveis, se não forem misturados com vários legumes, tornam a sopa mais densa e calórica. Os tubérculos, como mandioquinha, mandioca, cará, batata e inhame, também merecem atenção, pois são ricos em amido, portanto, mais calóricos. 

Pão: O pão pode ser usado como acompanhamento, no entanto, deve-se ficar atento à quantiade de fatias e ao tipo. O integral é sempre o melhor. Numa dieta de perda de peso, uma fatia é o suficiente. Para um esportista que treine bastante, duas a três ajudarão a adequar a quantidade de carboidratos necessários neste caso. Caso você prefira torrada, geralmente duas torradas industrializadas equivalem a uma fatia de pão.

Queijo ralado: Pode parecer inofensivo, mas cada colher de sopa contribui com 80 kcal. 

A vida é bela!


Olá! Gente, tá frio demais aqui!!! Ontem, quando saí de casa para trabalhar, por estar uma garoinha, tinha decidido que não ia correr na rua, mas daí o pessoal da corrida me chamou e fui...valeu muito a pena, como sempre. Mas mesmo com blusa comprida passei um frio lascado, vou ter que ir logo atrás dos acessórios (luvas, protetor de orelha, manguito) para os dias de preguicinha, não usar isso como desculpa. Aqui na foto ao lado, sou e minha amiga e nutricionista, Mariane Rovedo, sempre que vou com o pessoal, corro ao lado dela, porque corremos no mesmo ritmo, bom que assim vamos trocando figurinhas. Ela tem sido muito importante para o meu emagrecimento, além de dar sempre muita força, dicas e receitinhas, por encontra-la sempre, tiro todas dúvidas, falo no que estou tendo mais dificuldade. Tornou-se uma grande amiga,este fim-de-semana vamos para o litoral fazer uma prova de corrida, vamos ficar na casa dos pais dela e já estamos combinando o cardápio e no final de junho, iremos fazer juntas a Meia Maratona de Curitiba, na modalidade revezamento.


Como sempre falo, tem dias que são mais faceis de controlar a alimentação, outros beeem dificeis, estou na fase dos dias faceis, RESISTINDO BRAVAMENTE A TUDO, no meu trabalho continuam sempre com coisinhas gostosinhas, diariamente tem alguem com um pacotinho de bolacha com recheio de goiabada (tem um senhorzinho que vende na frente) e sempre me vem oferecer, nos dias dificeis, dá uma vontade de pegar só uma, pra beber com um cafézinho; já nos dias que estou FIRME E FORTE, nem olho...ontem foi assim com cocadas (gente, eu amo tudo que é feito com coco), nem olhei direito quando me ofereceram, sem querer, fiz até uma cara de desdem que a minha colega que ofereceu até pediu desculpas..rs.

Estou tão focada essa semana, que resolvi diminuir as porções de tudo, principalmente carboidrato, mas não foi um bom negócio, senti muita fraqueza e ontem acabei não aguentando correr muito, foi incrível que a minha amiga que é nutricionista já sacou na hora que eu não tinha comido direito, vendo que eu estava mais cansada que o normal, perguntou se eu tinha comido antes, e eu afirmei que sim, mas torcendo pra ela não perguntar a quantidade e o que, como ela normalmente faz. Mas ontem senti na pele a importância que uma boa alimentação tem para os meus treinos e hoje já voltei a comer tudo certinho conforme as indicações nutricionais, eu sei que se eu fazer tudo correto, sem deslizes e nas quantidades certas, sem passar fome, eu vou emagrecer, NÃO VOU COMETER DE NOVO ESSA BOBEIRA.

Daí depois do treino, comi carboidrato com gosto e fui pra academia, tinha marcado de encontrar com a minha amiga Jéssica (a que também mora comigo) fiz meu treino de musculação rapidinho, porque já era bem tarde da noite e assim encerrou mais um dia de missão comprida.

Hoje continua com o tempo fechado, ainda meio friozinho...mas aqui dentro de mim está um sol tão grande, uma vontade enorme de viver...será o prazer despertado pelo exercício..rs. Mesmo com probleminhas que a gente sempre tem, não há como negar A VIDA É MUITO BELA!

Um beijo e um ótimo fim de semana, minha gente.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Já dizia minha avó:


"Antes que o mal cresça, 
corte-lhe a cabeça!" 


É por isso que hoje acordei decidida a cortar, não apenas a cabeça, mas exterminar com a preguicinha de inverno. Acordei cedo, preparei meu café da manhã balanceado e estou me arrumando para ir ao parque.
Pesquisei também algumas receitinhas de inverno que não são calóricas e agora que parou de chover ninguém me segura... 
Beijo Grande!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Segura essa ansiedadeeee


Olá!Normalmente quando chego de viagem, não tem nada mais das coisas que costumo comer, daí sempre corro para um mercadinho que tem ao lado e compro o que não deixo faltar nunca: banana, ovo e tomate! Dessa vez também comprei um queijinho branco, pra dar uma variada com o requeijão.

Desde a semana passada, mudou meu horário de trabalho novamente, como estou entrando cedo, não dá mais para comer em casa, assim voltei a almoçar em restaurantes, mas sempre escolhendo o que tem mais saladas, grelhados, peninha que não dá pra saber qual usa menos óleo no preparo do arroz e feijão, mas fazer o que, é o único jeito, porque não tem local para comer onde trabalho.

Hoje consegui controlar a alimentação bem e a noite fui pra academia, fiz uma aula de dança, musculação e mais de uma hora de esteira, está bem frio pra cá, principalmente a noite, mas vou bem agasalhada pra não pegar tanto vento e friagem. Estou numa ansiedade louca por causa da viagem que farei, o jeito é malhar bastante pra não descontar toooda esta ansiedade comendo.

Um beijão,

Frio e Chuva

  1. É bem assim a vista da minha janela nesses últimos 4 dias... Frio e chuva!

Resultado? Faz 5 dias que não tenho ido correr... Esses dias de friozinho e feriadão, com o maridinho em casa ficou complicado largar tudo e ir na garoa correr...

Pelo menos não me entreguei à comilança... dei uma maneirada e fiz os exercícios da boa forma que postei o link outro dia.

Mesmo assim, estou me sentindo mal por não estar fazendo as coisas direito. A partir de amanhã quero ver se coloco a vida em ordem. Quero ir ao mercado e comprar as coisinhas da minha dieta. E ver se venço de vez a preguiça e volto a correr direitinho.

Estou sentindo falta de não ter um grupo de corrida... acho que seria mais estimulante...
A balança continua na mesma: entre 55,0 e 54,6 tenho me pesado e confesso que fico aliviada quando vejo que pelo menos estou mantendo o peso, mas definitivamente não será nesse maio de frio e chuva que vou bater a meta de pesar 53kgs...

Não vou desistir... amanhã eu dou um jeito nessa situação.
Torçam por mim, please!

Viagem de fim de semana e feriado

Olá!!! Sexta-feira fui viajar novamente, conhecer a cidade de Santos-SP. Mas estava tão focada nos exercícios, que mesmo sem ter arrumado a mala para viajar por conta da correria, fui para academia as 21:00 horas da noite, com a viagem marcada para 23:59. Não sabia como me sairia com a alimentação por lá, então queria pelo menos estar com os exercícios em dia. E assim foi, fiquei por quase uma hora da academia, voltei correndo, arrumei a mala e dentro de uma hora já estava partindo para rodoviária com tudo aquela sensação de satisfação por ter dado conta de tudo.

Eu não tenho consigo controlar a alimentação como estava fazendo no início, a maior parte dos dias faço tudo direitinho, mas as vezes dou uma escapulida, mas com a rotina das atividades físicas, estou conseguindo chegar ao objetivo e estou me sentindo tão bem por isso e com a auto-estima lá em cima como há muitos anos não sentia. Tenho lido muita coisa sobre emagrecimento e entrado em contato com muitas pessoas que estão acima do peso através do facebook e por blogs e sempre encontrando relatos como isso mexe com a auto-estima. No ínicio do blog a minha estava detonada e mesmo ainda não estando já com o corpo que desejo, estou tão bem que não admito nenhum comentário depreciativo quanto ao fato de não ser magra e qualquer coisa do tipo. Tenho percebido como é importante para este processo de mudança de vida e de hábitos a nossa auto-estima estar alta e estar nos sentindo bem com a gente mesmo. Por isso achei interessantíssimo o blog da Vivi ressaltar bastante isso, através das postagens e do desafio "Boa Menina".

Ah, falando no desafio, a semana passada consegui ficar em 7º lugar, fiquei bem contente porque acho que de alguma maneira reflete que estou indo bem.

Esta foto aqui sou eu durante a viagem de fim-de-semana, fazendo graça com Santo Antônio, gostei tanto desta foto, já não me vejo mais como "uma gordinha"...rs



Para a viagem, levei meu par de tênis e no domingo pela primeira vez corri na areia de uma praia, foi tão gostoso estar ali pertinho do mar, adorei a experiência, me deu uma vontade imensa de poder fazer aquilo diariamente, quem sabe um dia ainda não moro perto da praia.



Infelizmente não pude emendar meu feriado e continuar na viagem, pois na segunda-feira precisei voltar para Curitiba para trabalhar. Não foi tão ruim porque acabei saindo com meus amigos daqui para dançar e espantar um pouco o frio (aqui já é invernooooo...rs).

E no feriado, já que não tinha mais um lindo mar perto para eu correr, fui correr com os amigos da Corrida de Curitiba pelas ruas da cidade, estava tão frio, que alguns correram agasalhados e teve gente que até de gorrinho foi...já estou vendo que vou ter que me preparar também com os acessórios de inverno, porque mesmo com a temperatura lá embaixo e o corpo pedindo pra se manter aquecido, não quero deixar de correr.

Sempre é muito bom correr com o pessoal aqui, mas desta vez foi mais legal ainda, o meu amigo Sérgio que sempre nos acompanha no blog também foi, foi sua primeira corrida de rua, e já mandou logo de início 6.500 metros. Hoje ele está aniversariando e com a nova data decidiu iniciar um desafio pessoal de emagrecimento. Fica aqui o meu PARABÉNS pelo seu dia, que seja muito feliz com o desafio e com sua nova fase da vida.




Um beijo a todos que nos acompanham e espero que estejam conseguindo conquistar seus objetivos, seja no frio, seja no calor.