Alguns fatores podem desencadear a síndrome:
- pronação dos pés
- impacto e esforço repetido sem um intervalo de descanso adequado
- prática de esportes em terreno muito rígido
- uso de calçados inadequados
- fatores genéticos
Dê preferência a tênis de corrida flexíveis na parte frontal. Troque o tênis de corrida sempre que usá-lo de 480 a 640 km. Use uma calcanheira para reduzir o choque, assim como suporte para arco do pé ou palmilha de amortecimento, se necessário. Não aumento seu volume de treinamento drasticamente ou faça treino de velocidade prematuramente. Equilibre o seu treinamento. Corra uma menor quilometragem e o faça sobre superfícies mais macias. Inclua corrida em piscina ou outra atividade física complementar.
Concreto é seis vezes mais severo para os seus tecidos da tíbia do que o asfalto. O asfalto é três vezes mais severo do que a terra batida. A grama é ainda mais macia, e diminui significativamente o risco de inflação na região da tíbia. Retorne o volume de treino nas ruas em 1,5 ou 3 km por vez à medida que volta ao treinamento pleno. Use ortopédicos ou tênis antipronação.
Alongue antes da corrida, e mais uma vez depois do aquecimento. Cometeu um erro no treinamento e está com a canela doendo? Coloque gelo, tome antiinflamatórios não esteróides e não cometa o mesmo erro novamente!
A canela sempre dói depois de uma sessão de treino na pista de atletismo? Então faça seu treino de velocidade sobre terra batida, grama, areia, ladeira acima, na esteira ergométrica ou faça corrida na piscina. Também conserte qualquer erro no treinamento. Faça a quantidade apropriada de treino de velocidade e corra num ritmo adequado. Gradualmente aumente os treinos de velocidade para até 10% do volume semanal em uma sessão, e não corra mais rápido do que o seu ritmo numa corrida de 5 km até que seja capaz de realizar os 10% sem dores severas.
Não se esqueça de fazer o desaquecimento, ou volta à calma... Provavelmente a parte do treino mais negligenciada. Correr por mais 3 ou 5 km pode parecer horripilante depois de fazer 20 repetições de 400 metros no ritmo de corrida de 5 km. Isso é horripilante se você não está em forma suficiente para correr esses intervalos sem um pouco de reserva! A corrida leve introduz sangue com seus nutrientes e acelera a extração dos produtos do desgaste da corrida rápida. Adicione 400 metros de caminhada no final e você também estará diminuindo o acúmulo sanguíneo pós-exercício que contribui para inflamação nos músculos. Molhe suas pernas com água gelada, coloque seus pés para o alto por 20 minutos enquanto se re-hidrata e desaquece, e então tome uma ducha e faça os alongamentos.
A musculatura da tíbia trabalha de encontro aos grandes músculos da panturrilha, e é a última musculatura a aquecer e a primeira a esfriar. Com isso em mente, faça exercício para fortalecê-la. Sentado numa cadeira, desenhe círculos largos com o seu dedão do pé, e depois desenhe o alfabeto. Depois de algumas semanas, adicione o exercício "pote de tinta": sentado numa mesa, pendure um peso no dedão do pé e o levante flexionando o tornozelo numa seção de 12 repetições. Ou então enganche um cinto elástico, ou item similar, ao redor do dedão do pé e empurre contra ele 10 vezes e depois o puxe em sua direção 10 vezes. Reduza sua quilometragem para se livrar da inflamação na região da tíbia. Já que os músculos da região da tíbia são os últimos a aquecer, vestir meias de cano longo pode ajudar no aquecimento.
Dor na parte exterior da tíbia? Caminhe apontando os pés para dentro por um minuto por dia. Dor na parte interior? Caminhe com os pés apontados para fora por um minuto. Aumente gradualmente os exercícios descritos acima até atingir 5 minutos. Então, pratique a caminhada sobre seus dedos e sobre o calcanhar com os pés apontando para dentro e para fora.
Tratamento:
Use gelo e antiinflamatórios não esteróides no começo da inflamação. Então trabalhe a flexibilidade: alongue antes e depois do exercício. Deite-se de costas com um pé no ar. Coloque uma toalha em volta da sola do seu pé, e puxe com a sua mão esquerda para trazer os dedos do pé para baixo e para a esquerda, o que irá alongar os músculos à direita.
Também massageie gentilmente o músculo respeitando sua tolerância à dor podendo utilizar um antiinflamatório tópico nessa massagem. Use gelo alternando com calor úmido... então submeta a musculatura à amplitude total de movimento. Use antiinflamatórios não esteróides.
O uso de Palmilha ortopédica pode auxiliar o tratamento.
Fonte: wikipédia.
Bem, agora estou cuidando das minhas canelinhas e espero estar novinha em folha rapidinho para continuar meus treinos. Torçam ai por mim.
Beijão
Oiiii gurias!! Descobri o blog de vocês e estou apaixonada, quanta história boa rsrrs. Também estou na luta para perder uns quilinhos mas tenho derrapado todo dia....e lendo a história de vocês me deu um novo gás, bjs.
ResponderExcluirSolange
Olá, Sol, que bacana que nos encontrou. Não é mesmo fácil perder uns quilinhos, boa sorte na sua luta e nos acompanhe sempre.
ExcluirAhh, esqueci de falar, não tenho blog...
ResponderExcluirAh, que peninha, Dri, alongar e DESCANSAR é preciso também, né...que passe logo e faça isso mesmo do gelo, meus amigos aqui sempre recomendam pra relaxar o músculo, mas nem se esquente com as metas de peso, coloque outras no lugar, já que a balança não reflete exatamente nossos resultados.
ResponderExcluirAh, e outra coisa...o alongamento pós corrida é o mais importante, se tiver com pouco tempo, priorize este. Beijo
ResponderExcluirOi Sol! Apareça sempre! Ficamos bem felizes com seu comentário é sempre muito bom saber que de alguma forma estamos incentivando outras pessoas. Obrigada!
ResponderExcluirEi meninas, existe u tenis da asics PERFEITO pra corrigir e melhorar a corrida. Da uma pesquisada nos preços. Tambem tem uns exercícios muito bons pra quem precisa fortificar os tendo~es e musculos. Assim que der eu posto aqui! Partindo pra academia AGORA! Beijos!
ResponderExcluirDri, acho que seria uma boa você fazer natação ou hidroginástica. Apesar de ser um treino mais leve perto do tantão que você corre,rs, já seria um alívio para suas canelinhas se revezasse a corrida com a atividade aquática.
ResponderExcluirEu acho natação meio chato, mas se isso acontecesse comigo, é a opção que eu escolheria.
Melhoras e "sebo nas canelas"! :D
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOi Jana! Tô esperando as dicas... hoje consegui ir ao parque. Não corri, mas fiz 30 minutos no simulador de corridas, até que foi legal, suei bastante e sem impactar minhas canelinhas.
ResponderExcluirEstellinha, valeu as dicas, eu não sei nadar, tenho um certo pavorzinho de natação, estou pensando em andar de bicicleta no parque por esses dias. Hoje fiz um simulado nuns aparelhos malucos que tem lá no parque... tinha um instrutor que deu umas dicas boas. Ele falou que dá para ter os mesmos resultados no simulador e eu fiquei o mesmo tanto que levo para correr 6km, então acho que valeu o treino de hj.