sexta-feira, 30 de março de 2012

Minha avaliação física- Rê


Quarta-feira finalmente consegui fazer a avaliação física e o resultado foi melhor do que eu esperava, uma pena eu não ter feito antes de começar a me exercitar, para ter uma idéia melhor dos ganhos dos últimos meses. Mas poderei acompanhar certinho de agora em diante.

Primeiro foi feito a anamnese, que é um questionário detalhado, um resumo sobre seu estilo de vida (hábitos ou vícios), doenças, doenças na família, cirurgias, dores, remédios que toma, alimentação, sono, atividades físicas, etc. Atualmente eu não estou tomando nada de uso contínuo, as vezes um remédio ou outro para gripe; já realizei duas cirurgias, retirada de vísicula biliar e coloquei pinos no tornozelo após o ter fraturado; tenho casos de várias doenças na família, como problemas cardíacos, câncer e diabetes, mas eu mesma não tenho nada, a não ser um probleminha que estou examinando na válvula mitral.

Foi calculado meu Indice de Massa Corporal, que de acordo com a altura e o peso que eu estava no dia deu 29, 75, classificado como pré-obesidade.

O I.M.C. é um índice desenvolvido por estudos científicos que relacionam o peso e a estatura com o estado nutricional. Este índice não considera a composição corporal (quantidade de massa muscular, massa gorda, nível de hidratação e outros), por esse motivo não é uma forma adequada de avaliação de atletas que normalmente tem uma grande quantidade de massa muscular. Para uma melhor avaliação esse índice deve ser somado à outros métodos de avaliação como a relação cintura quadril e avaliação do percentual de gordura.


A relação Cintura x Quadril ficou em 0,72, que é considerado risco moderado para a minha idade e meu sexo. (isso me preocupava bastante, por isso ficava sempre medindo a cintura, mas depois do resultado aqui, já aliviou).

Estudos científicos relacionam futuras doenças e risco à saúde com a quantidade de gordura depositada em determinadas partes do corpo, como na região abdominal (barriga). Esse teste é uma das formas de quantificar o risco à saúde de homens e mulheres de acordo com os depósitos de gorduras.


Também fiz teste de flexibilidade, e o resultado foi regular. Preciso me alongar mais..rs

Foi medido a porcentagem de gordura, estou com 28,17%, o recomendado é entre 18,01% e 22%. Daí para atingir este parâmetro, o peso ideal mínimo seria de 67,65 kg e o peso máximo 70,65 kg.
Meu peso gordo é de 21,21 kg e meu peso magro é de 54,09 kg.

Ae que fiquei feliz, achava que a porcetagem de gordura seria bem maior, apesar de não ter sido baixa. Segundo o avaliador, preciso perder 5kg de gordura, o que é bem difícil, porque acaba se perdendo massa magra também.
Mas por isso vou caprichar na musculação e na alimentação mais ainda, para tentar aumentar ainda mais a massa magra e perder gordura. Meu treino está focado nisso, até a velocidade que tento correr é a ideal para a queima de gordura (lenta..rs).

E outra coisa que conclui a partir do resultado, pelo tanto de massa magra que tenho, nunca vou pesar 55 kg como já quis algumas vezes (há não ser que eu elimine massa magra, mas não quero isso).

Perímetros - medidas

Toráx - 95 cm
Cintura - 79,5 cm
Abdome - 95 cm
Quadril - 110 cm
Braço direito - 32 cm
Braço esquerdo - 32 cm
Antebraço direito - 24 cm
Antebraço esquerdo - 24 cm
Coxa direita - 60 cm
Coxa esquerda - 60 cm
Panturrilha direita - 41,50 cm
Panturrilha esquerda - 41,50 cm



Alguns conceitos tirei do site www.saudeemmovimento.com.br/saude/avaliation_fisica.asp, tem coisinhas bem bacanas lá.

4 comentários:

  1. Que legal essa avaliação Rê!
    É bom que dá para ter uma ideia correta de como anda o processo todo. E o bom que a gente pode aproveitar algumas dicas... =)

    ResponderExcluir
  2. Oi RÊ....palpitei bastante lá no teu post do grupo. vc tá na linha certa.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz foi é coisa a beça heim! Está de parabens! Amo ver toda essa iniciativa! Tomara que eu tome vergonha e procure um medico e depois faça a minha avaliação tb!

    ResponderExcluir
  4. Também agendarei uma avaliação, fiz a minha no fim do ano passado e quero ver o que aconteceu :p
    Também acho que você não precisa necessariamente ficar nos 55kg, basta ficar bem no espelho =) e pelo que tô vendo, tá quase, né?

    ResponderExcluir