quinta-feira, 22 de março de 2012

Minha alimentação - Rê

Olá, foi tão proveitosa a minha consulta com a nutricionista, que achei que deveria ter um post só sobre isso, ficando mais fácil visualizar aqui depois.

COMO ERA:

Bom, antes da consulta eu estava controlando a alimentação, com base nas informações que já tinha, misturando dietas antigas de nutricionistas.Estava fazendo uso de alguns alimentos funcionais (aveia, linhaça, chia, farinha de maracujá, farinha de banana, chá de oliveira) e tinha cortado totalmente refrigerantes e frituras. Quando dava vontade de um doce, optava por chocolate amargo, sorvete de iogurte, barrinhas de cereal. Mas estava sem saber ao certo a quantidade de calorias consumidas no dia. No início eu perdi bastante peso, mas há algumas semanas estava estacionada, apesar de estar fazendo bastante atividade física. Fui buscar ajuda profissional, pra saber mesmo se a estagnação do peso se devia a alimentação ou podia estar ganhando massa muscular.

Segundo a nutricionista, eu estava restringindo demais a alimentação em algumas refeições e isso prejudicava as outras. Outra coisa que ela enfatizou bastante, é sobre o óleo. Tanto o óleo usado para preparar a comida, quanto ao óleo usado para temperar a salada. Eu comia muita salada, muita mesmo, até saciar toda a fome, mas caprichava no azeite de oliva (a quantidade de uma colher de azeite de oliva equivale a uma porção de carboidrato da minha lista alimentar, então imagina a quantidade de calorias que ficava minha salada). Eu comecei a comer em casa recentemente, e por mais que escolhia restaurantes que parecia mais saudáveis, eu não sabia ao certo a quantidade de óleo usado no preparo da refeição, tendo risco dali também estar ingerindo mais calorias.

Então além de estar comendo em casa (nem sempre dá), alterei o tempero das saladas para apenas limão, vinagre e sal. E quando for grelhar alguma coisa, usar um pouquinho de shoyo para não ficar tão seco e precisar usar óleo. O azeite de oliva é muito bom, saudável, mas deve ser evitado para quem está fazendo uma dieta hipocalórica.

Outra coisa que eu fazia de errado, era consumir algumas coisas além das refeições, sem descontar em outro grupo alimentar, como por exemplo, fazia a refeição normal e tomava o sorvete de iogurte, ou um pedaço de chocolate, sem descontar em nada, ou colocava chia nas coisas, sem lembrar que já tinha consumido carboidrato na mesma refeição. Então esses detalhes faziam com que minha ingestão de calorias diárias fossem lá em cima.

COMO ESTÁ AGORA:

Com base na minha rotina diária e atividades físicas, farei uma dieta alimentar com ingestão de 1.600 calorias diárias, composta de:

Porções livres de vegetais do grupo A (por ex. acelga, agrião, alface, tomate....)
3 porções de vegetais do grupo B (por ex. abobrinha, beringela, cenoura...)
3 a 5 porções de frutas
3 a 4 porções de pães
1 porção de leite e derivados
4 porções de cereais
2 porções de carnes
1 porção de gordura
1 por de castanhas e sementes.

O consumo de chá está liberado, desde que seja com adoçante. Se sentir vontade de beber algo para acompanhar as refeições, posso beber aquele suco Clight ou limonada com adoçante. Tomar cuidado com os demais sucos, porque daí terei que fazer as substituições das frutas, podendo, por exemplo, um copo de suco de laranja, ter sido usado 3 laranjas para o preparo. Convenhamos que é melhor distribuir essas frutas ao longo do dia, do que apenas em uma refeição.

Estou com uma listinha de quanto corresponde cada porção, podendo variar bastante todo o meu cardápio, e inclusive, comer algumas coisas que eu ficava morrendo de vontade de comer (como pão de queijo, comida japonesa), desde que nas devidas proporções e fazendo a substituição certa, sem sair da dieta nem das quantidades de calorias do dia. Lembrando, claro, que sempre tenho que priorizar o que é mais saudável e vai me deixar mais satisfeita.

Também seguindo aqueles conselhos nutricionias (tem uma listinha enorme) que a gente que lê muito sobre essas coisas já sabe, como dar preferência a alimentos integrais, evitar enlatados, beber muito líquido, evitar açucar.

A nutricionista falou que com esta quantidade de calorias o principal objetivo será baixar meu IMC para 23 e, depois, de acordo com o meu gosto estético. O esperado será perder pelo menos 500 gramas por semana. Acho que já saí no lucro, nesta semana perdi 900. :D \o/.

Por ter ido diversar vezes a nutricionistas, estava achando que não valeria a pena mais uma consulta, por já saber tudo que tinha que fazer, mas foi bem ao contrário, valeu muito a pena a consulta e também ajudou muito como me alimentar corretamente para a atividade física, tanto para o pré-treino, quanto depois, para ter energia e um bom rendimento.

Bom, espero conseguir seguir certinho todas orientações.

2 comentários:

  1. Ótimo post Rê! Muito útil! Depois, se puder, passa a listinha completa... quero melhorar minha dieta...

    ResponderExcluir
  2. Re, uma lata de oleo aqui em casa dura mais de um mÊs e olha que estou fazendo comida para 6 pessoas. Eu não como alface com azeite, nem com sal e minha limonada é sempre sem açucar. Só não abro mão do açucar cristal no café e na vitamina de abacate ( hj e u usei adoçante) o resto vai sem mesmo...só qd adoço pra galera ei não tem jeito. GOsto muito de temperar a comida com mostarda, chimichurri, pimenta gts ou pimenta biquinho. E assim a gente vai perdendo peso para a nossa alegria!

    ResponderExcluir