terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Não, Obrigada!

A primeira coisa que alguém que quer emagrecer precisa fazer é aprender a dizer não!

Sempre vai aparecer alguém lhe oferecendo coisas que poderão prejudicar a dieta. Eles vão dizer: "só um pedacinho não vai atrapalhar." O fato é que se você começar a aceitar todos os "pedacinhos", os "só hoje" e "só esse"! Vai acabar fugindo completamente do seu propósito e da sua decisão de mudar seus hábitos alimentares.

Eu já tinha comentado aqui no blog sobre as dicas que o Dr. Reinaldo, meu endócrino e nutricionista, sempre me dava quando comecei o programa de emagrecimento em 2009. Ele sempre dizia que não é bom ficarmos anunciando que estamos de dieta, que estamos num programa de reeducação alimentar, porque parecia que as pessoas todas começariam, muitas vezes sem perceber, a nos testar.

Ele sempre dizia para quando eu fosse recusar alguma coisa não dizer que não ia comer porque estava de dieta. Isso faria com que as pessoas, que não conhecem como a reeducação alimentar funciona, sentisse pena da pobre coitada que não pode mais comer tal coisa. Sendo que isso, vocês que estão na RA sabem bem que não é verdade. Nós nos alimentamos muito bem, não passamos fome. A diferença é que temos horário certo para comer e procuramos nos alimentar de coisas saudáveis. Por essa razão ele sempre dizia para quando for rejeitar alguma oferta dizer que tinha acabado de comer alguma coisa, dizer que não estava com fome ou até que não gostava de determinada coisa. E isso tem funcionado bem comigo.

- Quer sorvete, Dri?
- Não, obrigada, eu não gosto de sorvete!
(nesse caso é verdade, eu nunca gostei muito de sorvete)

E a pessoa simplesmente não insiste.

Mas, se você disser: não, obrigada, estou de regime! Sua vida vai virar um inferno...

- Mas porquê? Você já tá magrinha... come vai, só um pedacinho... tá tão gostoso!

A coisa pode ficar tão insistente e chata que você acaba cedendo e comendo o tal pedacinho, e outro e outro, para pararem de te perturbar.

Por isso é importante a gente desenvolver umas técnicas boas de dizer não!
Eu costumo usar saídas como:

- Não, obrigada! Acaber de comer um hamburguer!
- Não, obrigada, mas eu não gosto de torta de chocolate!
- Não, obrigada! Eu tenho alergia a chantili / leite condensado / trufas / batata...
- Não, obrigada, estou bem mal do estômago, acho até que vou ter que tomar um antiácido...
- Não, obrigada! Eu estou indo numa churrascaria / pizzaria /festa... daqui a pouco e não quero perder o apetite!

Por incrível que pareça, sempre funciona!
As pessoas te deixam em paz se acharem que você não está se cuidando, que está comendo as porcarias que sempre comeu, que está doente ou coisa assim. Mas se você for tentar explicar que está se cuidando, que aboliu determinadas comidas da sua dieta, que está feliz, se sentindo melhor etc.. etc.. etc... se prepare para arrumar um monte de brigas. Elas não vão ou não querem entender que você fez outro tipo de escolha. Vão defender a prazer que elas sentem em comer o que bem entenderem... Vão argumentar, debater com você e além de ser uma coisa muito chata, vai acabar se estressando desnecessariamente.

Pensem nisso!

Uma bela terca para todos!

Beijo, Dri!

4 comentários:

  1. Bem assim!!! Se eu tivesse dado estas respostas teria evitado stress desnecesários. Mas o duro, é quando vc viaja para a casa da pessoa....não tem como evitar falar ou come o que tem (como aconteceu comigo, só tinha coisa que eu não queria por causa da RA, carboidrato simples, queijo amarelo).
    Mas a bem da verdade é que a gente acaba lendo tanta coisa, se informando tanto como certas coisas nos fazem mal, que dá vontade de dizer: "NÃO, OBRIGADA, NÃO QUERO ESSA PORCARIA DENTRO DE MIM" KKKK

    ResponderExcluir
  2. É verdade Rê! Acho até que eu já fui meio truculenta em algumas situações, mas quando a pessoa também não tem "simancol" a gente acaba sendo obrigada a ser meio deselegante mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Posso compartilhar esse texto no meu face?

    ResponderExcluir
  4. claro que pode Jana! Você pode tudoooooo!

    ResponderExcluir