terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Damascos

Entre o desjejum e o almoço estou comendo algumas unidades de damascos secos, mas como eles são bem docinhos, fiquei com receio do valor nutricional deles e fui pesquisar, como achei bem interessante, vou compartilhas com vocês as informações obtidas:



Damasco Seco

O damasco parece ser nativo da China, sendo depois distribuído pela Ásia, Europa e depois para a América do Norte e do Sul. Em 1795, foi criada, na França, a primeira máquina de desidratar frutas. A partir daí, foi uma boa opção para conservá-las, pois estas frutas são ótima fonte de vitaminas e minerais e este processo aumenta os seus valores nutricionais. As frutas secas representam uma fonte mais concentrada de calorias, fibras, açúcar natural e alguns nutrientes; além de terem um prazo de validade maior. No caso do damasco, a sua versão desidratada é rica em beta-caroteno, que se transforma em vitamina A no corpo, além de boro, potássio e ferro. O damasco seco também é rico em fibras, que evita a constipação e problemas de intestino. Além disso não contém sódio ou gorduras.

• O beta-caroteno é um poderoso antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e a ação dos radicais livres, que podem provocar o envelhecimento precoce e doenças.
• O boro está envolvido na prevenção da osteoporose.
• O potássio é essencial para manter os fluidos corporais principalmente para quem faz atividade física.
• O ferro é o principal componente da hemoglobina, uma parte da célula vermelha que carrega oxigênio para as células. A sua deficiência provoca anemia. Cem gramas da fruta seca fornecem quase a metade do que precisamos de ferro em um dia.



Veja os valores nutricionais do damasco seco:
Damasco seco cru (100g)
Calorias 238
Proteínas 3,66g
Gorduras 0,46g
Carboidratos 61,8g
Vitamina A(RE) 724
Ferro 4,71mg
Fibras 7,8g
Potássio 1378mg


Fonte: Philippi ST. Tabela de Composição de Alimentos: suporte para decisão nutricional. Brasília: ANVISA, FINATE/NUT.2001

O damasco seco deve ser reidratado antes do preparo. O tempo varia de acordo com a qualidade da fruta. Quanto mais seco, mais tempo deve ficar de molho. O damasco seco turco é mais carnudo e doce, sendo ideal para consumir ao natural ou em lanches, por exemplo. O damasco seco argentino é mais forte e menos doce, sendo ideal para geléias e doces.
O damasco seco combina bem com pratos doces e salgados. Tortas, bolos, pavês, cremes, molhos para acompanhar carnes e aves são algumas sugestões.

Referências
Drumond KE & Brefere LM. Nutrition for foodservice and culinary professionals.Forth Edition, 2000. C.6-7:195:235.
Matos EHSF. Processamento de frutas desidratadas - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB - fevereiro de 2007.


Fonte:http://www.xenicare.com.br/pc/obesidade/xenicare/web/culinaria/nutrientes_damasco_seco.asp?sub=1&area=alimentos_az

Um comentário:

  1. Oi Rê! Eu adoro damascos, muito legal essa dica... vai ser bom para variar um pouco o lanche.

    ResponderExcluir