sábado, 31 de dezembro de 2011

Último dia do ano



Olá, neste último dia do ano não tenho muitas novidades quanto a dieta, continuo seguindo normalmente. Por conta do joelho machucado, ontem não consegui me exercitar e hoje novamente não o farei.

Este ano não participarei de nenhuma ceia de virada, então estou livre das tentações que uma bela mesa oferece.



Hoje é o dia que todos fazemos aquelas promessas para o ano que se inicia, traçamos metas e fazemos planejamento. Bom, a minha única promessa é que em 2012 cuidarei muuuito bem de mim, minha saúde será prioridade, consequentemente, isto envolve emagrecer!!!

E isto é o que desejo a todos vocês neste ano que se inicia, muita saúde e muitas e muitas viagens a todos!!!!


Manu e Dri, bom ter vocês aqui neste projeto, um feliz 2012 especial para vocês duas e a todos seus familiares! Conto com vocês aqui o ano que vem!

Um beijo e que venha 2012!







EU EM 2011 ............................................ EU EM 2012.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Indíce de Massa Corporal e a Circunferência abdominal



Profissionais da saúde usam o índice de massa corporal e as medidas da circunferência da cintura para estimar os ricos de uma pessoa desenvolver diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Esse artigo mostra como medir seu índice de massa corporal e circunferência da cintura, e o que essas medidas significam para sua saúde.

Índice de Massa Corporal

O índice de massa corporal (IMC) mede o seu peso em relação à sua altura, e está relacionado de perto às medidas de gordura corporal. Você pode calcular o Índice de Massa Corporal pela fórmula: IMC = peso / (altura)2

Um índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9 é considerado saudável. Uma pessoa com o índice de massa corporal entre 25 e 29,9 está acima do peso, e acima de 30 é considerado obeso.

Uma vez que o índice de massa corporal não mostra a diferença entre gordura e músculos, nem sempre é acurado ao predizer quando o peso pode resultar em problemas de saúde.

Por exemplo, alguém com muitos músculos (como um body builder) pode ter um índice de massa corporal na faixa não-sadio, mas mesmo assim ser saudável e ter pouco risco de desenvolver diabetes ou ter ataque cardíaco.

O índice de massa corporal também pode não ser preciso ao refletir a obesidade em indivíduos que são muito baixos (menos de 1,50 metros) e em pessoas mais velhas, as quais tende a perder massa muscular com a idade. Mas, para a maioria das pessoas, o índice de massa corporal é um método confiável para dizer se o seu peso está colocando sua saúde sob risco.



Circunferência da cintura

Excesso de peso, mensurado pelo índice de massa corporal, não é o único risco para a sua saúde. A localização da gordura em seu corpo também é. Se você carrega gordura principalmente na região abdominal ao redor da cintura estará mais propenso a desenvolver problemas de saúde do que se a maior parte da gordura estivesse nas coxas e quadris. Isso vale mesmo se o seu índice de massa corporal estiver na faixa considerada normal. Mulheres com uma medida da cintura de mais de 88 centímetros, ou homens com a medida da cintura de mais de 100 centímetros, podem ter maior risco de sofrer enfermidades do que aqueles com menor medida de cintura devido a onde a gordura está localizada.

Para medir sua circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do seu abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa mas não a ponto de comprimir sua pele, e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça sua cintura.





Como o sobrepeso ou a obesidade afetam minha saúde?

O peso extra pode colocá-lo sob alto risco dos seguintes problemas de saúde:

Diabetes tipo 2 (alta taxa de açúcar no sangue)

Pressão sanguínea alta

Doenças cardíacas e ataque cardíaco

Alguns tipos de câncer

Apnéia do sono (quando a respiração para por curtos períodos durante o sono)

Osteoartrite (desgaste das articulações)

Enfermidade na vesícula biliar

Enfermidade no fígado

Períodos menstruais irregulares





O que devo fazer se o meu índice de massa corporal ou medida da cintura são muito altos?

Caso seu índice de massa corporal esteja entre 25 e 30 e você está ainda assim saudável, tente evitar ganhar mais peso e procure maneiras saudáveis de perder peso e aumentar a atividade física. Converse com seu médico sobre perda de peso se:

seu índice de massa corporal é de 30 ou mais, ou

seu índice de massa corporal está entre 25 e 30 e você tem:

dois ou mais problemas de saúde listados acima, ou

um histórico familiar de doenças cardíacas ou diabetes, ou

Sua medida da cintura está acima de 88 centímetros (mulheres) ou 100 centímetros (homens) - mesmo que seu índice de massa corporal seja menor que 25 - e você tem:

dois ou mais problemas de saúde listados acima, ou

um histórico familiar de doenças cardíacas ou diabetes.

Fonte:http://www.copacabanarunners.net/cintura.html

OBS: Resumindo, estou obesa e tenho que perder 18 cm de pança!Ressaltando que minha visícula biliar já foi para o espaço (tive que retira-la).
Até a meta final, terei revertido esta situação do IMC e da circunferência, me aguardem!!!!

No meio do caminho havia uma pedra


Olá, mais um dia de dieta e estou firme e forte...e o que é melhor, quase não sinto fome e quando vou ver, já está na hora de fazer alguma refeição. Acho que isto se deve ao fato de estar de férias, sem me movimentar muito e também por estar bebendo água a quase toda hora.
Só mesmo após exercício que tenho vontade de devorar tudo!!!
Só que ontem ao me exercitar, tive um probleminha, estava correndo com meu irmão, estávamos fazendo revezamento de 10 minutos correndo e 3 andando, até que ao fim do 2º ciclo, no meio do caminho havia uma pedra (na verdade era uma raiz de árvore) e me estatelei ao chão com tudo, caí bonito, machuquei as mãos, cotovelo e ralei todo um joelho (estava de calça, a calça rasgou toda no joelho), ainda bem (ou não..rs) que era na terra, porque se fosse no concreto teria sido pior. Na verdade pelo jeito que caí, tive sorte por não ter machucado de verdade, foi muito mais cômico do que trágico. Após o susto, me recompus e continue na corrida e caminhada mesmo toda suja de terra, não queria parar e assim completei meu treino. Mas hoje o machucado do joelho está doendo, então já não sei se conseguirei me exercitar, mas vou tentar pelo menos dar uma andadinha.
Bom, hoje fico por aqui, fiquem bem!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Sobrevivi à ceia do natal!

Olá pessoal!
Sobrevivi à ceia do natal.
Peso antes do natal: 60,1 kg
Peso no dia 28/12: 60,5 kg

Fiquei 4 dias sem correr, não me policiei na ceia do natal, mas acho que mesmo com o meu exagero no dia de natal comi bem menos que comia antes do programa. Acho que também dirigir 930 km no dia 26 deve ter ajudado a manter o equilíbrio.

Esses dias em casa estou meio relaxadona. Andei comendo uma sobremesa que o maridão pediu para eu fazer, mas procurei ao menos substituir pelos lanches no horário correto.

Voltei ao parque na terça e na quarta, fiz 9km corri 2 e andei 7. Hoje corri um pouquinho mais, fiz 2,5km correndo e o restante caminhando. Como estou menstruada estou me sentindo pesadona e as pernas doeram um pouco na trilha. Estou meio empacada nos 60,5 kg, mas pelo menos não estou engordando apesar dos deslises desses dias de festas.

Estou tomando o chá de oliveira e percebi que o inchaço diminuiu.
Amanhã viajo de novo, dessa vez para São José dos Campos, e espero sobreviver à ceia do reveillon também. Torçam por mim. Dia 02/01 retomo o programa para valer.

Não sei se posto antes do ano novo, então quero desejar a todos um maravilhoso 2012.
Que as metas sejam atingidas, que tenhamos todos muita saúde, muita paz, amor, felicidades e muita prosperidade.

Meta Ano Novo: ok!


Olá, hoje já estou bem melhor que ontem, me sinto mais disposta fisicamente.
A tardezinha irei fazer caminhada e tentar dar uma corridinha.
Havia colocado como nova meta estar com 84 kilos no 1ºdia do ano, e hoje no dia 29/12/2011, a minha amiguinha (na verdade é da minha mãe..rs)registrou 83,9 kg!!!! Agora só faltam 23,9 kg...rs
Estou no segundo dia da "dieta dos 17 dias", e além dela, tenho tomado muito o Chá de Oliveira e to pensando também em acrescentar a chia nas saladas novamente (a minha ficou lá na minha casa,já fui ver aqui em Londrina e está bem mais caro que em Curitiba, mas vou ver em outra loja).
Tanto a chia quanto o chá, percebi que ajudam muito a ida ao banheiro, se é que vocês me entendem...rs, então recomendo para quem tem problemas de intestino.

Beijo e tenham excelente dia!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A forma física desejada

Olá!!! Ontem consegui mais uma vez passar o dia com dieta líquida, além de ajudar a dar uma desintoxicada, no dia seguinte (hoje), consequentemente não dá muita fome. E hoje também foi meu primeiro dia de "dieta dos 17 dias", apesar de não estar com fome, não foi nada fácil, porque senti um pouco de tontura e a pressão baixar, na verdade não sei se foi por causa da restrição alimentar (apesar de eu ter comido muuuitaaaaaa proteína magra como manda a dieta), pelo calor excessivo que está hoje ou por estar "naqueles dias". Sejá lá pelo motivo que for, hoje não consegui me exercitar, infelizmente.
Apesar de ter passado um pouco mal, ando muito animada com a dieta, acho que se fosse medir um grau de determinação, hoje estaria no top, até a ceia de ano novo que estamos planejando aqui em casa, será bem mais light, contendo alimentos que eu poderei comer sem culpa.
Hoje o que mais me desanima mesmo na dieta é estar fazendo tudo que posso para emagrecer e ainda assim escutar comentários do quanto engordei, tento ter paciência (com TPM ela fica bem rara, mas juro que tento...rs) e fazer brincadeiras do tipo "olhe beeem pra minha barriga, em maio ela não estará mais aí) mas é duro porque não tão vendo que se to abrindo mão de um monte de coisas que gosto pra ficar tomando sopinha de legumes é porque sei que preciso emagrecer!!! São pessoas da família que dizem, sei que falam isso pro meu próprio bem, mas...vou fechar o ouvido para algumas coisas para não sair do foco.

Na verdade tenho que tirar da cabeça a imagem de como estou, para a que desejo ficar, segundo o Dr. Mike Moreno "A CIÊNCIA DIZ: Use o cérebro pra ficar em forma. Estudos médicos demonstram que se visualizar na forma física desejada pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Sua mente pensa por meio de imagens. Comece a imaginar como será sua vida como uma pessoa magra e saudável..." E a que desejo ficar é esta minha, tirada em fevereiro de 2004, eu devia ter uns 64 kg, para os meus 160 cm de altura:



Lendo o livro que citei algumas vezes também fiquei bem preocupada com o risco que a obesidade pode trazer a saúde (muitas coisas eu já sabia, mas o autor coloca de uma maneira que me assustou...rs) então estou tentando marcar um médico para fazer um check-up completo, assim que tiver o resultado comento com vocês.

Beijo e bom restinho de ano para vocês.

Manoela - 28/12

Depois de 15 dias sem postagens, não sei quanto estou pesando.
Estou em Fortaleza há 3 dias e já estou pecando só em pensamento.
Não vou desistir e juro que estou tentando me conter, embora não esteja conseguindo todas as vezes.
Hoje vou começar as caminhadas, pois os horários vão se ajustar e meu namorado me disse que vai me fazer companhia.
Desculpem a ausência, maa, agora que estou instalada, estará tudo ok e prometo postar diariamente!

"Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou!"

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A dieta dos 17 dias acelera o metabolismo e enxuga 4 kg - Matéria completa | BOA FORMA

Dividida em quatro fases, a dieta de maior sucesso no momento nos Estados Unidos estimula o organismo a queimar mais calorias, acelerando a perda de peso. O método americano também promete pôr fim no efeito ioiô. E você não passa fome!
No roteiro de quem deseja exterminar quilos extras, a palavra metabolismo - assunto na rodinha de mulheres preocupadas em emagrecer - é mais reprisada do que os filmes da sessão da tarde na tevê. Nem por isso desaparecem as incertezas sobre o mecanismo por trás do gasto calórico. Mas prepare-se para a reestreia do tema sob nova direção. O best-seller americano A Dieta dos 17 Dias (editora Sextante, 24,90 reais), lançado este mês no Brasil, sugere um outro olhar sobre o modo como o organismo transforma as calorias em energia. E propõe "chacoalhar" o metabolismo a cada 17 dias. Essa estratégia, amparada em estudos científicos, evita o desgosto de ver o ponteiro da balança teimosamente estacionado no mesmo lugar, semana após semana. O autor da dieta, o médico Mike Moreno, também considera esse tempo ideal para você se acostumar aos novos hábitos alimentares e, assim, adotá-los de vez.

No início, o programa foca sobretudo nos carboidratos - eles vêm principalmente das verduras e dos legumes, assim como das frutas que, se possível, devem ser evitadas à noite. Segundo Moreno, perder peso nem sempre depende só de você reduzir a quantidade de comida. Conta (e muito) o tipo de alimento e a forma como é digerido e metabolizado. Por isso ele propõe, ainda, cardápios que favoreçam a queima de gordura, facilitem a absorção de nutrientes e impeçam o acúmulo de toxinas. Além dos carboidratos acompanhados de fibras, você pensou em proteínas magras e gorduras boas? Acertou! "Eles são aliados do sistema digestivo, fazendo com que o organismo armazene substâncias benéficas e elimine as nocivas", diz a nutricionista Raquel Pimentel, da Educanutre Consultoria em Nutrição, em São Paulo.

Outra estratégia importante na dieta é alterar a quantidade desses alimentos em cada uma das fases (acelerar, ativar, conquistar e manter). O objetivo é estimular o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias no dia a dia. Quer apressar ainda mais esse processo? Ponha em prática outra sugestão do autor: nas duas primeiras fases, em que os carboidratos estão menos presentes, faça só 17 minutos de exercício aeróbico (andar, correr...) todos os dias. Na terceira, em que pão e massa voltam a ser permitidos, o ideal é malhar no mínimo 45 minutos e, na quarta fase, um pouco mais. Se fizer isso, assim que atingir sua meta na balança, pode comer o que mais gosta, principalmente no fim de semana. A seguir, entenda cada um dos ciclos. Vai ser bem mais fácil e rápido você emagrecer!

Fase 1

Acelerar

A perda de peso na primeira fase é rápida - dá para secar 4 quilos (ou mais). Combine as sugestões do cardápio da maneira que você preferir. Também pode consultar ao lado as regras da dieta e fazer suas próprias adaptações. Siga essa etapa por 17 dias

CAFÉ DA MANHÃ

Opção 1
• 1 xíc. de chá de ervas (verde, cidreira, hortelã, camomila)
• 1 ovo mexido com 3 col. (sopa) de queijo cottage
• 1/2 xíc. (chá) de morango (ou outra fruta vermelha)

Opção 2
• Suco desintoxicante: sumo de 1 laranja batido com maçã, couve e água a gosto (ou suco de maçã light)
• Omelete (1 gema e 2 claras)

Opção 3
• 1 pote de iogurte probiótico
• 1 pera

Opção 4
• 1 potinho de leite fermentado
• 1/2 xíc. (chá) de queijo cottage
• 2 col. (sopa) de geleia diet de frutas vermelhas

LANCHE DA MANHÃ

Opção 1
• 1 pote de iogurte natural desnatado com 5 ameixas-pretas picadas

Opção 2
• 1 maçã com canela (assada, se possível)

Opção 3
• 1 potinho de leite fermentado
• 1 pera

Opção 4
• Legumes picados (tomate, cenoura, pepino)*

ALMOÇO

Opção 1
• Salada de folhas verdes (rúcula, agrião, alface, escarola)* com 1 col. (sobremesa) de semente de gergelim, 1 col. (chá) de azeite (ou óleo de linhaça), sal e vinagre balsâmico
• Berinjela refogada com cebola e tomate*
• Peixe (salmão, linguado) assado, grelhado ou cozido no vapor*
• 1 taça de gelatina diet

Opção 2
• Salada de folhas verdes* com 1 col. (sobremesa) de castanha-do-pará picada, 3 col. (sopa) de molho de iogurte (iogurte desnatado, azeite, limão e sal)
• Couve-flor cozida com vinagrete de tomate*
• Peito de frango (ou sobrecoxa sem pele) grelhado ou assado com cebola e tomate*
• 1/2 xíc. (chá) de morango (ou outra fruta vermelha)

Opção 3
• Salada de folhas verdes, tomate, pepino e atum light* com 1 col. (sobremesa) de nozes picadas, 1col. (chá) de azeite (ou óleo de linhaça), sal e vinagre
• 1 taça de gelatina diet

Opção 4
• Salada de folhas verdes, cenoura, pepino, tiras de peito de frango grelhado* com 1 col. (sobremesa) de azeite (ou óleo de linhaça), sal e vinagre balsâmico
• Omelete (1 gema e 2 claras) com espinafre refogado
• 1 ameixa vermelha (pera ou maçã)

LANCHE DA TARDE

Opção 1
• 1 copo (300 ml) de chá verde gelado light
• Tomate* com 1 fio de azeite e sal

Opção 2
• 1 pote de iogurte desnatado batido com 1 taça de gelatina diet

Opção 3
• 1 potinho de leite fermentado
• 4 ameixas secas e 3 amêndoas cruas sem sal

Opção 4
• 1 pote de iogurte probiótico
• 1 castanha-do-pará

JANTAR

Opção 1
• Peixe (salmão, linguado) cozido no vapor com brócolis, cenoura, vagem, couve-flor* e 1 col. (chá) de azeite, sal e ervas (salsinha, tomilho, orégano)

Opção 2
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes, tomate e pepino* com 1 ovo cozido, 1 col. (sopa) de molho de mostarda (mostarda, laranja, azeite e sal)

Opção 3
• Brócolis e couve-flor no vapor com salsinha*, 1 col. (sobremesa) de azeite , sal e vinagre
• Omelete (1 gema e 2 claras) com cenoura e tomate picado

Opção 4
• Sopa de legumes (cenoura, brócolis, couve-flor, tomate) com peito de frango desfiado*

CEIA

Opção 1
• 1 xíc. de chá de camomila
• 2 amêndoas cruas sem sal

Opção 2
• 1 xíc. de chá de erva-cidreira
• 1 castanha-do-pará

Opção 3
• 1taça de gelatina diet

Opção 4
• 1 xíc. de chá de erva-doce
• 2 col. (sopa) de queijo cottage misturado com 1 col. (sobremesa) de geleia diet de frutas vermelhas

* Pode consumir à vontade.
Beba água e chá entre as refeições. Café (sem açúcar) é permitido em doses moderadas.

O que pode

• Comer à vontade: proteínas magras de aves (peru e frango sem pele), peixes (salmão, atum, linguado) e clara de ovo. Também ficam liberadas verduras e legumes purificadores (todas as folhas verdes, brócolis, alcachofra, berinjela, couve-flor, cenoura, pepino, tomate). Eles diminuem o acúmulo de toxinas.

• Comer porções moderadas: gema (só duas no caso de colesterol alto), laranja e todas as frutas com baixo teor de açúcar (maçã, pera, frutas vermelhas, pêssego e ameixa). Duas porções por dia, de preferência até às 14 horas. A mesma quantidade vale para os laticínios probióticos (kefir, iogurte, leite fermentado). As gorduras boas (castanhas, azeite ou óleo de linhaça) ficam restritas a duas colheres de sopa e o cottage, o único queijo permitido, a meia xícara de chá.

• Esquecer: os carboidratos, especialmente os refinados (pão, massa e arroz brancos e doces). Eles elevam o açúcar no sangue, estimulando a produção de insulina e o estoque de gordura. Bebida alcoólica fica fora.

• Por que emagrece: a proteína sacia e exige mais calorias para ser digerida, além de estimular a produção do hormônio glucagon, que usa a gordura estocada como energia. Cortar o açúcar e outros carboidratos refinados reduz a inflamação e detona a gordura e a celulite.

Se emagrecer tudo o que gostaria na fase 1, você pode ir direto para a fase 4. Do contrário, faça a 2 e a 3. Parou a dieta por qualquer motivo e ganhou alguns quilinhos? Recomece a partir da fase 1.

Fase 2

Ativar

Aqui, você vai reprogramar seu metabolismo, ora aumentando os carboidratos, ora reduzindo. Isso faz com que o organismo continue queimando energia extra e elimine mais 3 quilos. Alterne um dia do cardápio da fase ativar com outro da acelerar, até completar 17 dias

CAFÉ DA MANHÃ

Opção 1
• 1 pote de iogurte desnatado batido com 1 polpa congelada de frutas vermelhas e 1 col. (sopa) de quinua em flocos (ou aveia)

Opção 2
• 1 xíc. de chá de ervas (verde, cidreira, hortelã, camomila)
• 1 maçã picada com 1 col. (sopa) de aveia em flocos

Opção 3
• 1 xíc. de chá de ervas (verde, cidreira, hortelã, camomila)
• 1 ovo quente (ou cozido) com 1 col. (café) de gersal (gergelim tostado com sal e moído)
• 1 pera

Opção 4
• 1 xíc. de chá de ervas
• 3 col. (sopa) de cottage
• 4 ameixas secas

LANCHE DA MANHÃ

Opção 1
• 1 maçã
• 4 amêndoas cruas sem sal

Opção 2
• 1 copo (200 ml) de água de coco
• 1/2 xíc. (chá) de morango

Opção 3
• 1 pera assada com 2 col. (sopa) de cottage e gengibre ralado

Opção 4
• 1 xíc. de chá de ervas
• 4 ameixas secas
• 2 castanhas-do-pará

ALMOÇO

Opção 1

• Salada de folhas verdes (alface, rúcula, agrião)* com 1 xíc. (chá) de abóbora (ou batata) cozida e polvilhada com salsinha, 1 col. (sobremesa) de azeite e vinagre balsâmico
• 3 col. (sopa) de arroz integral
• Picadinho de carne magra (ou carne moída) com cogumelos frescos (champignon, shiitake ou shimeji)*
• 1 laranja

Opção 2
• Salada de folhas verdes, rabanete, pepino e tomate* com 3 col. (sopa) de molho de iogurte (iogurte desnatado, azeite, sal e limão)
• 2 col. (sopa) de arroz integral
• 1 concha pequena de feijão
• Peixe (atum, salmão, linguado, badejo) cozido no vapor com alcaparras*
• 1 pêssego

Opção 3
• 1 prato (sobremesa) de salada de espinafre* com 1 rodela de laranja e 1 col. (sobremesa) de azeite, sal e vinagre
• 2 col. (sopa) arroz integral
• Lombinho de porco magro assado com ervas frescas
• 2 col. (sopa) de purê de maçã (opcional)
• Repolho roxo refogado*

Opção 4
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes (rúcula, agrião. alface), tomate, cenoura e nabo ralado* com 1 col. (sobremesa) de azeite, vinagre e sal
• 2 col. (sopa) de quinua em grão cozida
• Alcatra (ou outra carne magra) grelhada*
• 1 ameixa vermelha

LANCHE DA TARDE

Opção 1
• 1 pote de iogurte probiótico
• 4 amêndoas cruas sem sal

Opção 2
• 1 xíc. de chá verde
• 1 pote iogurte de frutas light com 1 col. (sopa) de linhaça triturada

Opção 3
• 2 col. (sopa) de cottage com 4 nozes inteiras picadas

Opção 4
• 1 potinho de leite fermentado
• 1 taça de gelatina diet

JANTAR

Opção 1
• 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes, vagem e palmito* com 1 col. (sobremesa) de azeite, sal e vinagre balsâmico
• 1 prato (sobremesa) de legumes grelhados (abobrinha, berinjela e pimentões coloridos)
• Camarões no vapor*

Opção 2
• Sopa de legumes (cenora, acelga, abobrinha, vagem) com carne magra desfiada*

Opção 3
• Salada de folhas verdes(alface, agrião, rúcula)* com 1 col. (sobremesa) de azeite, vinagre e sal
• Tiras de frango refogadas com cebola e tomate*

Opção 4
• Salada de folhas verdes (agrião, escarola e hortelã), rabanete, pepino* com molho de iogurte (iogurte desnatado, azeite e sal)
• Abobrinha e pimentão vermelho grelhados*
• Peixe assado (ou cozido no vapor) com alecrim (ou coentro)*

CEIA

Opção 1
• 1 potinho de leite fermentado

Opção 2
• 3 ameixas secas
• 5 amêndoas cruas sem sal

Opção 3
• 1 pote de iogurte probiótico

Opção 4
• 1 taça de gelatina diet

* Pode consumir à vontade.

O que pode

• Comer à vontade: proteínas magras também das carnes vermelhas (patinho, alcatra, fraldinha) e dos frutos do mar (camarão, ostra, mexilhão). Mais verduras e legumes (acelga, abobrinha, nabo, rabanete, vagem, palmito).

• Comer porções moderadas: de arroz integral, quinua, aveia em flocos e trigo para quibe (duas porções por dia, o equivalente a seis colheres de sopa). As leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha) ficam limitadas a uma porção (1/2 xícara de chá), assim como batata-inglesa, batata-doce, inhame, abóbora e milho. Mas atenção ao horário de consumo: até às 14 horas. Continue preferindo as frutas com pouca açúcar, na mesma quantidade da fase anterior. Já os probióticos (iogurte, kefir, leite fermentado) podem passar para quatro porções.

• E squecer: os mesmos itens desaconselhados na primeira fase.

• Por que emagrece: os carboidratos complexos são digeridos lentamente e, na quantidade e no período indicados, não ficam armazenados na forma de gordura.

Se você atingir sua meta na balança já nesta fase, pule a fase 3 e vá direto para a 4.

Os cardápios foram adaptados pela nutricionista Virgínia Nascimento, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Abran).

Fase 3

Conquistar

Depois de 34 dias da dieta, é bem provável que você tenha diminuído mais de um tamanho do seu manequim. Também sente menos vontade de guloseimas e até o humor melhorou. Massas e pães voltam a ser permitidos, mas em porções moderadas. A finalidade nessa fase é consolidar os hábitos alimentares certos, controlando as quantidades, comendo em horários regulares e caprichando em menus nutritivos. Nos próximos 17 dias, o emagrecimento será mais lento. Para dar corda no metabolismo, aumente os exercícios no mínimo para 45 minutos, de três a quatro vezes por semana.

• Agora pode: pão ou torrada (2 fatias por dia) e macarrão (1/2 xícara de chá), de preferência integrais. Mais uma porção (1/2 xícara de chá) de cereal matinal ou granola. Você também tem direito a uma dose de álcool. Mas, se quiser avançar na perda de peso, deixe esse item de lado e continue consumindo os carboidratos acima até as 14 horas.

• Coma à vontade: frutas com pouco açúcar, além de verduras e legumes, especialmente aqueles com ação purificadora.

• Coma porções moderadas: de proteína para que você possa variar mais o cardápio com outros nutrientes. O ideal é consumir carnes, peixes e aves em porções de tamanho equivalente à palma da mão. Ovos, até dois por dia (ou quatro gemas por semana se o colesterol estiver alto). Outros itens permitidos: embutidos (peito de peru, blanquet, salsicha), qualquer tipo de fruta, leite desnatado, leite de soja e queijos magros (branco, ricota, mussarela light). Os queijos calóricos (brie, camembert) entram em porções mínimas. Maionese? Pode, mas só uma colher de sopa por dia. Se for light, duas. Nesse caso, reduza o azeite ou o óleo de linhaça para uma colher.

• Lanches liberados: barra de cereais light ou diet, flan diet, picolé de frutas, pipoca de micro-ondas light e sorvete de iogurte. Mas cuidado para que a porção não ultrapasse 100 calorias.

Fase 4

Manter

Agora, sim, o ponteiro da balança chegou onde você queria. Pode até se dar ao luxo de comer o que mais gosta no fim de semana - com parcimônia, claro. Na sexta-feira à noite, tem direito a beber até duas taças de vinho ou uma caipirinha com adoçante. No jantar do sábado, aproveite para se deliciar com duas fatias de pizza e com sua sobremesa preferida no almoço do domingo. Nada mal, hein! Enfim, para manter o peso estável, desfrute de até três refeições que dão água na boca. Mas volte a controlar as calorias nos outros dias. Do ponto de vista metabólico, esse ciclo é estratégico. Isso porque, ao comer um pouco mais de vez em quando, você acelera o modo como seu organismo gasta energia. E aí, ao retomar a dieta na segunda-feira, queima ainda mais calorias. Ou seja, a quarta fase não deixa seu metabolismo entorpecido. Mas é importante continuar mexendo o corpo.

A dieta dos 17 dias acelera o metabolismo e enxuga 4 kg - Matéria completa | BOA FORMA

Mais um dia

Olá, como havia dito ontem, hoje estou passando o dia com uma dieta líquida e olhem, não está sendo nada fácil mas daí olho as fotos da viagem e sigo em frente, além de ir toda hora no banheiro, já me sinto mais leve. Como a nutricionista que me passou esta dieta disse para fazer só em dias que não fosse me movimentar muito, hoje não vou fazer atividade física, na verdade acho que nem conseguiria. Por mais que dizem que não pode ficar pesando toda hora, eu não resisto e hoje pesei de novo e já tive variação de peso de ontem para hoje de mais de 1 kilo...

Acho que a diminuição do peso se deve a minha retenção de líquido estar diminuindo, creio que graças ao chá de oliveira que estou tomando ( horríiiivel por sinal, hein, Dri...rs) e ter aumentado o consumo de água (li num livro que quanto mais água bebemos, menos iremos reter).

Falando em livro, no primeiro dia da dieta, tinha comprado um sobre emagrecimento, mas só agora nas férias que tive tempo de ler, se chama "A dieta dos 17 dias", mesmo pra quem não tenha a intenção de fazer a dieta proposta pelo livro, vale a pena dar uma olhadinha, que é cheio de informações interessantes como a importância de beber água, o uso de remédios para o emagrecimento entre outras coisas. A proposta parece ser bem interessante (emagrecer rápido pode ser saudável sim) apesar de eu não sei se conseguirei seguir algumas coisas (como comer fruta só até as 14 horas da tarde e cortar várias coisas que tenho feito para driblar a fome neste periodo de dieta) mas mesmo assim acho que irei tentar a partir de amanhã.

E assim vou rumo a uma nova silhueta, beijo e boa noite!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

4ª Semana da Rê

Olá!!!Espero que tenham tido um ótimo natal, porque o meu foi tudo de bom, apesar de não ter aberto mão das delícias da ceia e do almoço de natal. Mas hoje já voltei a dieta alimentar e aos exercícios. Estou na casa da minha mãe e aqui apesar de ter muitas guloseimas (hoje mesmo enquanto todos comiam frango à passarinho, me contentei com meu ovo cozido, que além de nutritivo, tem 0% de gordura) também tem muita salada, frutas e sopa de legumes fresquinha que mamãe faz para mim, sendo assim decidi passar as férias aqui por Londrina, pra dar uma turbinada na dieta.
Aqui to sem minhas companhias para caminhar, mas tem meu irmão que costuma correr 3 vezes por semana, hoje mesmo fui com ele, apesar de não ter conseguido correr muito, acho que devo ter corrido mais de 3 kilometros (não consecutivos) e até recebi elogio do meu irmão falando que eu estava com um bom preparo físico, isso foi muuuito animador.
Hoje consegui uma balança digital para pesar, e mesmo não sendo a minha, acho que serve como um bom parâmetro e até que o resultado foi melhor do que eu esperava após uma semana inteirinha de coisas gostosas e pós natal (eu jurava que tinha engordado, mas não, apenas não emagreci e ainda considerando que to no período menstrual), aqui vai:
Peso Inicial: 89,6 kg
Peso Atual: 86,1 kg
Cintura Inicial:108 cm
Cintura Atual: 106 cm.

Ai, amigos, sei que ainda falta tanto pra chegar na meta final (60 kg), mas de pouquinho em pouquinho, chegarei lá!!!
Como não consegui atingir a meta do natal, colocarei a mesma para o ano novo: 84 kilos; e para o meu aniversário de 30 aninhos (15/01/2012): menos de 80...vendo que mesmo fazendo estripulias eu consegui perder, creio que fazendo tudo certinho até lá posso chegar no meu niver com alguns kilinhos a menos, vou fazer o possível para isso (YES, I CAN!!!!)...hoje me sinto motivadíssima.
Bom, antes de dormir vou tomar o cházinho de oliveira que a Dri indicou, pra ver se dá uma ajudinha na retenção líquida e amanhã pra dar uma limpada no organismo, passarei o dia com a dieta líquida que fiz outro dia.
Saudades das meninas aqui, a Dri eu sei que logo volta, Manu ficará um bom tempo de férias, espero que neste período não nos esqueça, porque precisamos chegar ao objetivo final juntas!!!
É isso ae, um beijo!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Então é Natal

Olá, cheguei de volta de viagem ontem, mas como estava bem cansadinha (mais de 48 horas sem dormir direito) não vim aqui postar, mas hoje já descansadinha, li as postagens todas desde que estive fora e fiquei bem contente da Dri ter alcançado a meta que estabeleceu para o natal, é muito bom ver que quando fazemos tudo direitinho, o resultado aparece.
Agora queria saber como andam as coisas com a Manu, sei que hoje quem está indo viajar é ela, vou ver se consigo entrar em contato para saber sobre o blog.
Bom...agora chegou a parte chata, a hora de eu entregar o que aprontei na viagem quanto a alimentação...e pelo início da frase, já sabem que andei escapulindo...rs.
No primeiro dia, fiquei mais de 16 horas no aeroporto, entre chegada de Curitiba e saída do avião, neste período aproveitei para ficar andando (assim além de passar o tempo, me exercitava) e comer de 3 em 3 horas, levei lanchinhos na bolsa e achei um restaurante lã dentro que tinha comida por quilo, assim consegui comer bastante salada. Dentro desse tempo esperando, encontrei com meus amigos que iriam viajar comigo, estavam carregados de chocolate, resisti bravamente até a chegada a Cancun (até nos lanchinhos oferecidos no avião eu dava minha sobremesa para alguém). Mas como disse, resisti bravamente somente até a chegada...rs. Eu estava num hotel com bebida liberada, todos tipos de bebida, incluíndo marguerita (minha bebida preferida), além de vários tipos de restaurante diferentes (restaurante mexicano, restaurante japonês, com vários tipos de pratos e sobremesas diferentes daqui do Brasil) além de um café da manhã super farto, com coisas que americanos estão acostumados (como bacon, ovos)e outras coisas que mexicanos também comem de manhã (até feijão tinha, gente), mas claro que também tinham opções mais saudáveis como frutas, sucos, grãos. Então todas as manhãs eu começava pelas frutas mas como passava a maior parte dos dias fora em algum passeio, tinha que comer algo mais reforçado também para não sentir fome logo, porque também não daria para comer de 3 em 3 horas (apesar de eu tentar sempre levar alguma fruta do café na bolsa, não era todo lugar que era possível estar com a bolsa).
Exercícios também não fiz, não porque não quis, mas porque não dava tempo, (não deu tempo nem de conhecer todos lugares que eu queria conhecer), mas em compensação andava muito, além de ter dançado muito (até agora os músculos da minha coxa estão doloridos...rs). E assim foi minha viagem, não resisti a muitas tentações mas também não soltei de vez o freio. Ainda não estou em Curitiba, ainda estou na casa dos meus pais, então estou longe da minha balança, mas creio que devo ter recuperado alguns dos quilos que perdi, mas também estou no período menstrual (período que retenho mais líquido que o normal), sendo assim, não alcancei minha meta para o natal, que era estar com 84 kg, mas voltando a rotina, voltarei firme e forte para o propósito.
Um beijo e um bom natal para todos.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Chá de Oliveira

A oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., família Oleaceae. São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo. De seus frutos, as azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.


A Oliveira (Olea europaea), planta de origem mediterrânea, é amplamente cultivada em Portugal, Espanha e outros países da Europa. Considerada uma poderosa aliada da saúde, suas folhas contém elevadas concentrações de antioxidantes e minerais como potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco, que evitam a ação dos radicais livres promovendo uma ação revigorante no organismo.

Outro benefício das folhas da oliveira é que melhoram o aspecto da pele, prevenindo contra o envelhecimento, além estimular o metabolismo a eliminar gordura (efeito termogênico), auxiliando na redução de peso e dietas para emagrecimento.

Considerado 300% mais poderoso que o chá verde, as folhas da árvore da azeitona possuem quase o quadrúplo de potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco, dependendo de cada pessoa, em um prazo de três meses pode-se reduzir em até 10% a circunferência abdominal e perder em média, 6 kg desde que combinando com uma reeducação alimentar.

Outros benefícios do chá são: Alivio do cansaço, a fadiga e o estresse, também como o chá tem alta concentração em fibras, ele minimiza a prisão de ventre. Cabelos e unhas ficam mais fortes e brilhantes e a pele tem marcas de expressão atenuadas.

Pesquisas realizadas pela Universidade Metodista de Piracicaba mostraram que estes elementos são responsáveis pelo alto poder antioxidante das folhas, que estimulam o metabolismo ajudando na eliminação das gorduras, especialmente naquelas acumuladas na região abdominal.

Além disso não possui efeitos colaterais.

FONTE

Metade do Caminho!


Hoje estou bem feliz com os meus resultados. Consegui passar da metade da minha meta inicial, que é eliminar 10 quilos. Faltam ainda 5 dias para um mês de programa e já mandei 5,4 kgs para o espaço!

Além disso, havia combinado um objetivo de curto prazo com a Rê, que era o de atingir 60 kgs até o natal. Faltam 4 dias para o natal e hoje estou pesando 60,1 kgs, então acho que consegui atingir a minha meta de curto prazo. Espero que a Rê também esteja conseguindo atingir a meta dela.

Como vocês sabem a nossa amiga está viajando. Aproveitando as belezas maravilhosas desse mundão. Estou com saudades, sentindo muita falta da minha companheira, mas estou feliz por ela, pois sei que ela precisa desse tempo para ela e merece muito essa felicidade.

Não tenho conseguido estabelecer contato com a Manu. Faz dias que ela não posta e também não respondeu aos recadinhos que deixei no bate papo do Facebook dela. Espero que tudo esteja bem com a nossa amiga. Nessa correria de final de ano sei que fica complicado para todo mundo conseguir conciliar compras, agenda, família e o blog. Mas, espero ter notícias dela em breve.

Minha rotina não tem mudado muito. Como estou de férias tenho ido mais vezes ao parque e o meu tempo melhorou bastante. Estou fazendo 10,5 km. Correndo sempre 3 ou 4 km e caminhando o restante. É muito bom poder aproveitar o parque. Correr, depois ficar um tempo lá de bobeira na Praça do Porquinho tomando água de coco, papeando e esperando o Diego.

Nesse calor não tenho tido muita dificuldade com a comida. Eu tenho tomado muito mais líquidos e não estou comendo tanto. Estou conseguindo manter bem o regime. Não cometi mais nenhum deslize. Semana passada que troquei o lanche da tarde por um bombom, mas não interferiu nada nos resultados.

Percebi que estou ficando mais inchada, por causa do calor, então comecei a tomar chá de oliveira antes de dormir. É um excelente diurético e deixa a gente com uma sensação mais leve. Eu sei que agora vem o caminho mais complicado, que é o de continuar emagrecendo. O corpo já está acostumado com a quantidade de comida ingerida, com os exercícios e vai ficando mais difícil driblar nosso organismo. Será preciso começar a ingerir mais calorias para o corpo não começar a armazenar energia. O safadinho, do nosso corpo, começa a entender que estamos em perigo e não queima mais muitas calorias. Então é preciso passar para a segunda etapa do plano: dar uma desacelerada por uma semana para depois retomar. Isso vai coincidir bem com a semana do natal e ano novo.

Amanhã pretendo ir de novo ao parque. Essa semana tenho ido todos os dias. Viajo na sexta, depois é natal e devo ficar alguns dias sem correr. Mas, estou contente com os resultados, assim que voltar de viagem retomo o programa.



Não devo postar mais antes do natal, mas assim que der uma folga nas férias eu venho aqui contar como andam as coisas. Então já quero deixar registrado o meu desejo de um FELIZ NATAL!!! Toda felicidade a todos os queridos que estão nos acompanhando!

Assim que possível estou de volta!

Big Beijo!

Dri!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Terceira Semana!

Sem muito ânimo para postar!
Continuo cumprindo direitinho as minhas metas e o regime!
Faltam apenas 700 gramas para chegar nos 5,5 quilos eliminados e cumprir assim a minha meta para o natal que é de 60 kg! Acho que vou conseguir!

Ontem cumpri os 9 km, fiz 2km correndo e 7 caminhando. Alimentação Ok!
Hoje fiz 9 km também, mas corri 3km! Não cometi nenhum deslize no regime esses dias.

Estou ansiosa para viajar logo! A Bia e o Mateus chegam terça e viajamos p/ Goiânia na quinta!
Ah que delícia! Rever a família, abraços sinceros, risadas, alegrias, ficar de pernas para o ar!

Na ceia de natal vou dar uma relaxada e curtir sem preocupações. No dia 26 retomo o programa.
Como estou indo bem relaxar no natal e no ano novo não farão muito estrago.

Antes de viajar volto aqui para contar como anda o programa.

Até Mais!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Viajando

Bom dia!!!
Peço desculpe por ter me ausentado aqui, mas as coisas andam bem corridinhas por aqui, última semana do trabalho e organizando tudo para minha primeira viagem internacional!!! Daqui a pouco embarco, mas antes vou fazer um resuminho de como tem sido minha reeducação nos últimos dias.
Bem, tenho caminhado todos os dias, arrumei 2 companheiras para fazer caminhadas todas as manhãs, então tenho levantado todos os dias 6:45 da manhã para 7 horas sair para me exercitar. Estou tendo progressos,ontem consegui correr quase 1 km (não seguidos, mas vamos lá,né...tá bom pra quem está com 30 km a mais) fiquei contente, pois minha meta seria correr só quando tivesse abaixo de 80 kg.
Tenho seguido alimentação correta, todos os dias de manhã tomo uma vitamina com linhaça, alguma fruta e com uma colher de chia, que a Jana nos indicou e tenho lido várias matérias falando dos seus vários benefícios.
Terça-feira decidi fazer uma dieta líquida que uma nutricionista me passou e pela primeira vez, a consegui fazer direito, um dia inteiro tomando coisas líquidas de 2 em 2 horas, ajudou a dar uma muchadinha na barriga.
Acho que já foram embora mais um quilinho e vou fazer o possível para tentar manter o que perdi durante a viagem.
Assim que possível, posto aqui de novo.
Um super beijo e segue a foto do paraíso que estarei curtindo bastante mas com o pensamento no propósito do blog e em vocês.



Semana Corrida

Sairemos de férias coletivas no trabalho e essa semana está uma loucura.
Mas, vamos lá!

Na segunda-feira, não fui ao parque. Dia de dar um descanso para as minhas pobres pernas.
Mantive a alimentação em dia e estou indo e voltando à pé do trabalho todos os dias.

Na terça, que também seria dia de descanso, acabei indo para o parque.
O dia estava iluminado, lindo! Achei melhor ficar mais tempo ao livre.
Fiz 10 km e achei melhor não correr para não forçar muito e acabar com alguma lesão, já que o tempo de descanso foi menor.

Está difícil disputar o espaço na trilha com o pessoal treinando para a São Silvestre, mas está sendo bem divertido. O parque está lindo, todo iluminado para o Natal.

Na quarta fui de novo ao parque e fiz o mesmo percurso: 10 km sem corrida!

Ontem, quinta, não fui ao parque. Tive que ir ao shopping com o Diego comprar presentes de amigo secreto, mas consegui passar imune pela praça de alimentação. Jantei em casa antes de sair e me mantive na linha. E pelo tanto que andei, acho que conta um pontinho nos exercícios.

Ando um pouco enjoada da minha comida, amanhã vou mudar o cardápio.
Tudo indo bem, sem grandes novidades.

Poxa nenhum comentário!
Nem mesmo das companheiras... vamos lá meninas!
Onde andam vocês?

Beijo!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mudança de Hábito

Isso era o que fazia antes quando ia ao parque: sentar, comer e ler. Mesmo morando a poucas quadras do parque, um lugar que eu adoro, chegava a passar meses sem ter coragem ou ânimo de ir até lá. Eu teria que andar cerca de 10 minutos e tinha preguiça de fazer isso.

Eu vivia para comer, sendo que o certo é a gente comer para viver. Eu comia acho que umas quatro vezes mais e não tinha vinte por cento da disposição que tenho hoje. Tinha preguiça, às vezes, de atravessar a rua para ir à padaria e acabava pedindo pizza por telefone.

O resultado disso tudo foi ter engordado, de novo, quase dez quilos. Coloquei a perder todo o trabalho de um ano inteiro. No início de 2009 estava pesando 55 quilos. Consegui manter esse peso até a chegada do inverno. Depois disso, com muito sacrifício fiquei entre 59 e 60 quilos. De outubro de 2009 em diante, quando me casei, a coisa desandou de vez. Em janeiro de 2011 eu já estava, de novo, com mais de 65 kgs. Foi quando me pesei pela última vez.

Parei de me pesar e de tirar fotos! De vez em quando eu me policiava um pouquinho e percebia que diminuía um pouco, mas não durava muito. Eu não tinha sequer coragem de confirmar na balança. Passando por dificuldades no trabalho, ficava ansiosa e comia ainda mais. Minha auto estima estava baixíssima. Eu ficava angustiada demais, chegava em casa e comia tudo o que tinha direito e o que não tinha também. Cheguei ao cúmulo de comer, numa tarde, 3 pacotes de Ruffles mergulhados em molho Dippas. Só isso já tinha as calorias todas que o meu organismo precisaria para o dia todo.

E não parava por ai: todos os dias de manhã, comia dois pães franceses com manteiga e café cheio de açúcar. Na hora do almoço, depois de comer, geralmente alguma massa bem calórica, ia até uma doceria, que fica perto do trabalho e me entupia a tarde toda com trufas, chocolates, bolachas, pão de mel e refrigerantes. Chegava em casa e comia o que achasse na frente. Depois caprichava no jantar. Para receber elogios do marido fazia todos os dias: feijão sempre temperado com bacon, arroz, carnes em molho, polenta com frango, Inhoques, lasanhas, bolos, pudins, paneladas de brigadeiros. Depois de jantar e antes de ir para cama ainda beliscava algum salgadinho enquanto via tevê.

Não demorou muito para eu não caber mais nas minhas roupas. O pior dia foi o do lançamento do meu livro. Eu não cabia em nenhuma roupa descente que tinha e precisei ser salva por uma amiga na última hora. Precisei usar um vestido emprestado, porque eu simplesmente não entrava em nenhuma roupa minha. Eu acredito que estava com uns 67 quilos ou mais, não tive coragem de me pesar. Nas fotos, mesmo feliz, havia um ar de tristeza. Eu havia sonhado com aquele dia e quando ele chegou eu simplesmente não cabia sequer nas minhas roupas.

Não era apenas as fotos que estavam me incomodando. Eu estava novamente sentindo todos os sintomas: falta de ar, fadiga ao caminhar, dificuldades para ir ao banheiro, dormia mal, sentia vertigens e tinha muita má circulação. Bastava ficar um pouquinho numa mesma posição e a perna começava a formigar. Várias vezes acordei com o braço formigando porque havia deitado sobre ele. Subia um lance de escadas e já estava morrendo. Quase todas as noites, bastava deitar e ficava com falta de ar. Eu já sabia muito bem o que estava acontecendo, mas não queria nem pensar sobre isso.

No final de 2008 fui diagnosticada com colesterol acima e com uma taxa alta de glicose no sangue e o meu médico, na época, disse que eu precisava emagrecer senão iria desenvolver a diabetes tipo 2, que já estava começando. E agora eu estava ali sentindo tudo de novo. Depois de julho eu comecei a maneirar um pouco, mas sempre voltava aos maus hábitos. Ia um ou dois dias no parque para caminhar, chegava lá não fazia nem metade do percurso, que eu fazia antes, e desistia.

Em outubro desse ano eu resolvi que era hora de dar um basta no meu sedentarismo. Comecei a voltar à pé do trabalho todos os dias, mas não tinha mudado os hábitos alimentares. Caminhava, mas chegava em casa e caprichava na janta. Até que um dia eu passei muito mal. Senti muita fraqueza e cheguei quase desmaiar. No dia 26/11/2011 tomei a decisão. Achei a minha pastinha com os planos de emagrecimento que havia feito em 2009, aproveitei que o Diego estava viajando, tomei coragem e comecei de novo. Fui até a farmácia, me pesei e comecei minha dieta.

Faz menos de um mês, mas os resultados já são perceptíveis. Eliminei quase 4 quilos e hoje eu vou e volto à pé do trabalho sem me cansar. Subo escadas sem sentir fadiga, tenho uma maior disposição e nunca mais tive falta de ar. Minha alimentação nunca foi tão saudável! E é isso que me dá forças, saber que estou cuidando melhor da minha saúde, do meu corpo e não estou mais me matando aos poucos. Se continuasse comendo exageradamente como vinha fazendo e levando uma vida sedentária, em pouco tempo iria ter sérios e irreversíveis problemas.

Diabetes tipo 2:

"O diabetes tipo 2 está bastante relacionado ao excesso de peso, mas também influem fatores como o tabagismo, o sedentarismo, a hipertensão arterial e o histórico familiar. Em geral, surge em adultos a partir dos 30-40 anos ou em adolescentes que já apresentam excesso de peso. É o tipo mais comum de diabetes, correspondendo a 90% de todos os casos.

No diabetes tipo 2, o pâncreas inicialmente funciona bem. O problema está nas células de nosso corpo, principalmente dos músculos e de órgãos como o fígado, que mesmo na presença de insulina não conseguem absorver bem a glicose do sangue. Trata-se de um defeito genético que pode ser agravado por diferentes fatores de risco.

Diferentemente do diabetes tipo 1, em que os sintomas surgem de forma abrupta e de maneira pronunciada, o diabetes tipo 2 apresenta poucos sintomas, mas pode manifestar as mesmas complicações crônicas do diabetes tipo 1. Por isso, é fundamental que se examinem periodicamente os níveis de glicemia, principalmente a partir dos 40 anos ou naqueles que têm aumento de peso, colesterol elevado ou pressão alta."


Para saber mais, clique aqui!


Fonte: National Diabetes Information Clearinghouse (NDIC), NIH, USA - 2004

13/12 Manoela

Amanhã verei minha massa e postarei por aqui. Ao contrário da Dri que está malhando e ficando cada vez mais digna, estou reduzindo apenas na alimentação. Tirando os pecados que cometo quando vou a casa de amigos e ataco os petiscos.
No mais, estou preferindo saladas a sandubas, verduras à massas, biscoitos lights à pão de queijo e frutas à doces.
E de pouco em pouco estou mudando e diminuindo meus excessos.

Estou orgulhosa demais pelas meninas e procuro me espelhar nelas.
Quero agradecer demais por elas não desistirem de mim e sinto que atingiremos juntas nosso propósito!

E que as forças para fugir desses vilões nunca me abandonem...hehehe

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

2 semanas da Rê!

Olá, achei bacana os posts da Dri contendo a evolução dos resultados da dieta e resolvi fazer igual:
Peso Inicial: 89,6 kg
Peso Atual: 86,9 kg
Cintura Inicial: o estrago era tão grande que nem tive coragem de medir.
Cintura Atual: 108 cm.
Como não medi há 2 semanás atrás, vou pegar como referência de cintura esta de hoje.
Bom, sei que pra mulher a circunfêrencia abdominal ideal é abaixo de 90 cm (tenho que confirmar isso), então não só por questões de estética, mas PRINCIPALMENTE de saúde, tenho que pegar firme com a minha reeducação alimentar e com os exercícios, aliás, passou da hora!!!! Então agora mais do que nunca vou focar nisso e fazer tudo certo para não ter problemas de saúde decorrente da obesidade em plenos 30 anos, é isso ae!
Beijo

domingo, 11 de dezembro de 2011

Duas Semanas!

Hoje faço duas semanas de treino e regime:
Peso inicial: 65,5 kg
Peso atual: 61,9 kg
Cintura inicial: 87 cm
Cintura atual: 81 cm

Ontem, sábado, o dia foi de muita restrição. Cortei o pão e pulei os lanches da manhã e da tarde. Também forcei um pouco mais nos exercícios, em vez dos 9 km habituais fiz 10,5. Corri 2km e caminhei 8,5. Motivo? Na sexta não resisti à pizza que o Diego pediu e ataquei um pedaço em plena 23:30.

Durante todo o dia comi certinho e sem deslizes. Resisti bravamente ao panetone de goiaba que ele comprou. Se eu quiser ter sucesso no meu objetivo não posso ficar cedendo muito às tentações. Sei que terão dias que vou ceder, comer alguma coisa tentadora, mas pretendo compensar sempre que cometer algum deslize. Estou sendo bem dura comigo mesma.

Tenho me sentido muito bem. Desde que comecei a me exercitar nunca mais tive falta de ar ou palpitações, então sei que estou fazendo a coisa certa. Não posso começar a fraquejar agora que estou no embalo, se não for persistente posso colocar tudo a perder. E isso não quero de jeito nenhum.

Hoje, domingo, fiz meu desjejum às 08:30, o lanche da manhã às 11:30 e em seguida me mandei para o parque. Cumpri os 9km, caminhei 6 e corri 3km. O Diego foi junto e fez as fotos deste post. Na volta passamos na farmácia e como podem perceber em 15 dias eliminei 3,6 kg.

Almocei agora há pouco, vou descansar um pouco, fazer o lanche da tarde e depois vamos ao cinema, mas SEM pipocas e refrigerantes... Será que passo nesse teste? Depois eu conto para vocês. Deixo algumas fotos do meu treino de hoje e da balança linda, lá da Droga Raia, que anda sorrindo para mim.

Um ótimo finalzinho de domingo para vocês!

Passando pelos 600 mts da trilha!

Sempre em frente!

Peso atual!

Em close!

Caí em tentação

Olá, infelizmente hoje venho aqui confessar algo: na confraternização do trabalho, chutei o pau da barraca, não resisti a variedade de petiscos e quis provar os que mais me chamavam atenção, também bebi 3 chopps e após ir embora do local, fui dar uma voltinha com minha amiga no centro para ver as apresentações de natal e tinham várias barraquinhas, com enfeites de natal, artesanatos e doces, então para finalizar com a escapada da dieta, acabei comendo uma trufa. No momento não me arrependi, porque estava na cabeça com o pensamento de que seria "só hoje", mas neste momento tenho a consciência de que por causa de um dia, perdi o esforço de uma semana toda.

No dia seguinte (ontem) retornei a dieta, fiz uma hora de caminhada na rua(pela extrapolação da sexta, queria compensar fazendo mais exercícios, mas meus pés estão machucados, chegou uma hora que eu não consegui mais andar normal por sentir dor). Como é o primeiro fim de semana que não viajo após o inicío do blog, notei que foi bem mais fácil cuidar da alimentação em casa do que quando estou trabalhando, além de ter mais tempo para me exercitar, então vou tentar caprichar nos fins de semana.

Esta semana terei mais uma prova de fogo, viajarei quinta-feira e ficarei em um hotel "all incluse" por uma semana, mas com certeza terá opções de saladas e um lugarzinho para caminhar e vou tentar focar na minha meta para o natal.
Um beijo e bom domingo.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

09/12 Manoela

Estou há 3 dias sem postar porque a vergonha é meu sobrenome.
Ontem estive conversando com a Rê e ela, como sempre, deu-me suporte e incentivo.
Não sou criança e sei que tenho que criar essa perseverança e determinação, mas vou dizer o clichê "é difícil!!!!!".
Hoje teve confraternização lá na escola e meus alunos ficaram me levando bolos, doces, salgados, refris e não sei mais o quê, de minuto em minuto [é duro ser querida...hehehe]. Eu comi um pouquinho de cada e ficava dando para meus outros colegas o restante, mas mesmo assim exagerei e feio.
Minha pele é um retrato da minha alimentação. Nos primeiros dias da dieta, quando ainda tentava maneirar mais significativamente, todo mundo tava notando que meu rosto estava mais limpo e tudo mais. Infelizmente, agora minhas espinhas estão mais a mostra do que nunca.
Não gosto de me ver assim. Não quero me enxergar assim.
Não quero [e nem vou] desistir.
O fato é que peço desculpas às minha amigas, mais uma vez, e prometo seguir em frente.
Tudo na minha vida é aos trancos e barrancos, mas com êxito no final.
E sei que assim será aqui também.
Eu me reeducarei.

Ufa...

Chove chuva... chove sem parar!

Chuva, chuva e mais chuva!
As chuvas em São Paulo nessa época do ano, principalmente no final da tarde, são constantes e não tem jeito: ou eu encaro a chuvinha ou meu plano de exercícios vai por água abaixo. Resolvi que vou sempre encarar a chuva.

Ontem o dia foi ótimo, apesar de cinza. Fiz a minha alimentação direitinho, resisti a uma vontadezinha de comer chololate, quando aproveitei a hora do almoço para dar uma volta no shopping, depois de comer meu peixe grelhado e a saladinha. Resisti bravamente e isso me deixou bem feliz. Mais tarde, na hora do lanche, saboreei demoradamente o meu cachinho de uvas, que achei deliciosamente doce.

Voltei para casa à pé, debaixo da tal chuva, mas quando cheguei, encostei o guarda-chuvas e coloquei o tênis ela resolveu dar uma trégua. Fiz o meu percurso de 9 km: 7 de caminhada rápida e 2 km de corrida. Percebi que estou fazendo a trilha mais rápido. No ínicio gastava cerca de 16 minutos uma volta completa, que tem 1,5 km. Estou fazendo em 13 minutos a caminhada e em 9 minutos quando corro. Me pesei novamente ontem e a balança me sorriu mais uma vez.

Eu não tenho balança em casa, por isso ainda não postei uma foto aqui com o meu peso. Amanhã vou ver se levo uma máquina para fotografar o meu peso na farmácia... vai ser uma vexame! Mas, é por uma boa causa. As meninas da farmácia até já me perguntam como estou indo.

Hoje é dia de descanso, não vou ao parque correr. Fui à pé, de novo na chuva fina, para o trabalho, subi os dez andares pela escada. Fiz minhas refeições corretamente e na hora do almoço aproveitei para comprar colágeno. É muito importante a ingestão de colágeno quando a gente começa a emagrecer para evitar a flacidez. Eu uso uma colher de sopa no iogurte pela manhã. Na volta do almoço subi, de novo, os dez andares pela escada. Foram 210 degraus e fiquei menos cansada dessa vez. Voltei para casa também à pé. Isso somou cerca de 5 km caminhados no dia.

Não pensem vocês que não bate uma louca vontade, às vezes, de pegar o bus para ir ou voltar, mas eu tenho sabotado as minhas intensões ocultas. NUNCA saio com o cartão de passes na bolsa e nem carrego dinheiro. Só tenho andado com o cartão de débito. E como não passam cartão no ônibus eu me obrigo a ir e voltar à pé. Como eu não vou trabalhar de carro, por não ter onde estacionar, isso é um problema já resolvido.

Agora vou jantar e ver um filminho, afinal ninguém é de ferro! Amanhã a folga acaba e volto para o parque com chuva ou sem chuva!

As blogueiras

Olá, hoje finalmente sexta-feira, e a comecei bem, com 1 hora de esteira pela manhã e sensação de dever comprido, pelo menos no tocante ao exercício.
Hoje terá confraternização de fim de ano no meu trabalho, será em um barzinho com rodízio de petiscos, mas já andei bisbilhotando o cardápio e vi que um dos pratos será salada, isso facilitará bastante. Infelizmente não segui o conselho da Dri e acabei espalhando para algumas pessoas que estarão lá sobre a dieta, daí apesar de estar fazendo tudo direitinho, se eu resolver beliscar alguma coisa (e com certeza o farei, pois sairei direto do trabalho) vão me falar alguma coisa do tipo "olha a dieta", e isto é muito chato, pq sei que estou levando a sério e sei que seu comer algo de diferente que não seja minha sopa, não vai atrapalhar meu plano alimentar.
Bom, estava conversando com a Dri sobre colocar metas e coloquei como curto prazo que no dia 25 estarei pesando 84, apesar de saber que apenas peso não ideal para saber se estamos emagrecendo (pode-se ganhar massa magra e estar perdendo gordura, e isso fazer com que a balança não se mexa).
Segue uma foto minha com as minhas companheiras Manu e Dri, foi tirada em abril de 2009, época que eu ja precisava emagrecer e o efeito sanfona já fazia parte da minha vida.
Bom fim de semana para todos.

04/2009

Depoimento do Rogério!

Pessoal, segue mais um depoimento. O meu amigo Rogério é uma das pessoas mais determinadas e disciplinadas que eu conheço. Graças a ele em 2008 consegui eliminar 10 kgs. Estávamos juntos nesse projeto emagrecer. Ele continuou e eu desandei. Resultado: ele continua magérrimo e bem de saúde e eu de volta à batalha.

Na foto ao lado: Eu e o Rogério entre amigos antes do regime dele. No final, eu e ele no dia 15/07/2011.

Leiam o seu depoimento:

"Há 3 anos e meio atrás estive no auge do meu sedentarismo, pesando 97kg e sentindo que algo de errado podia estar acontecendo comigo, me sentia facilmente cansado e com dores por todo o corpo, mal parava em pé de tão cansado que ficava. Familiares, amigos e a minha ex-esposa viviam me dizendo para fazer algo, pois eu sou novo (37 anos) e devia fazer algo para melhorar a minha saúde, mas eu insistia em continuar no sedentarismo, odiava que me pedissem pra fazer algo em prol de mim mesmo, quando um dia eu parei e pensei: eles estão certos.

Com o apoio maior da Adriana, na época estávamos juntos, comecei a fazer uma dieta rigorosa, por conta própria e a fazer leves caminhadas, algo em torno de 4 km por dia, e conforme fui me sentindo confortável, comecei a correr, 200, 500 metros, o coração faltava sair pela boca, mas eu já me sentia feliz. O dia que eu consegui correr 6 km foi o máximo pra mim, uma alegria imensa.

Comecei a ver os resultados do meu esforço na balança e no primeiro mês eliminei 13 kg e com isto criei coragem para fazer a primeira prova, um percurso de 10 km. Choveu tanto durante a prova, mas aquilo foi o máximo pra mim, a chuva só veio para abençoar a minha estréia nas provas, e mesmo sendo a primeira, consegui fazer abaixo de 1 hora. Naquela ocasião, no mesmo dia, a Adriana me disse: “no dia 31 de Dezembro de 2009 você irá fazer a São Silvestre”, mas, eu ainda pouco confiante, desacreditei, disse que aquilo era para atletas muito bem preparados, dei risada, ela me xingou e falou: “você vai ver e eu vou estar lá pra te mostrar que você pode”.

Infelizmente, ou talvez felizmente, para ambos, depois de 9 anos juntos, nos separamos, ela se casou novamente, mas continua sendo muito minha amiga e a acreditar que eu sempre posso fazer tudo aquilo em que eu acredito ser capaz, e no último dia do ano de 2009 ela estava lá na Avenida Paulista pra registrar o meu momento que á princípio eu pensei que eu não teria. A minha amiga Dri estava a 2400 km de São Paulo, de férias, mas ela e o marido voltaram antes só pra estar perto e mostrar que quando acreditamos em algo, tudo se torna mais fácil para sua realização, e assim foi, terminei a prova com um tempo muito bom pelo pouco tempo que tenho no esporte.

A partir daí comecei a encarar desafios ainda maiores e tenho me sentindo muito feliz com os resultados obtidos. Pra quem há 3 anos era um sedentário, ter eliminado mais de 36 quilos em 6 meses e hoje ter feito 80 provas, entre elas 3 Maratonas, me sinto muito feliz e tenho absoluta certeza que qualquer pessoa que quer e tem força de vontade, consegue. Força meninas!"

Rogério Silva

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Subindo...e descendo...

Olá...nada como um dia após o outro, como já dizia...quem mesmo? Ah, isso não importa, o importante q mesmo sem os 3 dias de exercício físico, o ponteiro da balança continua descendo e isso me deu uma motivação a mais hoje.
E hoje comentando com uma colega sobre fazer exercícios, ela falou que também está tentando fazer diariamente, mas prefere com companhia, então no fim da conversa combinamos de caminhar juntas, todos os dias (bem, na verdade até a semana que vem que irei viajar) e amanhã 7:15 da madrugada ela estará interfonando aqui, vamos ver, vou acordar, se ela não estiver, irei sozinha, mas irei! E hoje resolvi seguir a dica da Dri, de subir escadas, sobi alguns e desci 2 vezes todos os andares (são só 7) e gostei, amanhã após a caminhada o farei de novo.


Aliás, quero aproveitar o gancho e agradecer o super apoio que a Dri tem me dado diariamente, sempre me motivando, incentivando.
Bom, o dia que comecei estava tão desolada pelo peso que a balança apontou, que nem tive coragem de postar aqui o peso exato, bom, e também porque é quase um segredo de estado, que estou quebrando agora, no dia que iniciei o blog estava com 89, 600, hoje com quase 87...como prova a bendita balança aqui do lado, mas olhem bem porque cada vez estará descendo mais, assim espero, e assim será! Vou tomar meu suco, boa noite!

Boa noite